Hospital Regional de Picuí realiza mais de 113 mil procedimentos em 2017

Por - em 7 anos atrás 746

Hospital Regional picui 2De acordo com informação do diretor do Hospital Regional Felipe Tiago Gomes, da cidade de Picuí, Seridó paraibano, em entrevista ao Jornal da Rádio Sisal FM, milhares de procedimentos foram realizados na unidade hospitalar durante o ano de 2017. Ao todo, foram contabilizados 113.083 atendimentos.

Os números apresentados são de janeiro à meados de dezembro do ano passado. Na porta de entrada da unidade, foram atendidos 52.039 pacientes, nos atendimentos ambulatoriais foram atendidos 56.522 e internados 2.702.

Além disso, são contabilizados, ainda, 1.190 cirurgias e 630 partos, sendo 331 normais e 299 cesáreos. O diretor Martinho Sérgio Casado explica que o hospital também vende serviços aos municípios, por meio do Protocolo de Cooperação entre Entes Públicos (PCEP).

“Nós vendemos serviços de internações, cirurgias eletivas, consultas ambulatoriais, raio-x, ultrassom, fisioterapia, pequenas cirurgias e eletrocardiogramas”, com isso, o diretor enfatiza que, além de atender urgência e emergência, o hospital tem também atendimento ambulatorial.

“Temos um ambulatório de pediatria, de otorrino, de cardiologia. São serviços ofertados gratuitamente. Nenhum hospital regional oferece esses serviços, apenas urgência e emergência. Como o Regional de Picuí tem esses serviços desde que abriu, nós continuamos ofertando, a diferença é que agora agendamos”.

Martinho destaca que esses serviços são ofertados gratuitamente aos municípios e que os mesmos não pagam por isso. “Esses serviços eram para serem ofertados pelo Consórcio de Saúde”.

Dos serviços vendidos aos municípios, destaca o diretor, todas as metas são alcançadas. “São pactuadas 1.990 consultas por mês, mas são realizadas uma média de 3 mil. Nós tivemos 32.905 consultas ambulatoriais durante o ano de 2017, era para ser 23.880, uma média de 9.025 consultas extrapactuação”.

Para ele, muitas dessas consultas são de Unidades de Saúde da Família (USF). “Em Picuí, as unidades de saúde fecharam as portas, o pessoal procura o hospital e nós atendemos, pois vemos a necessidade da população. Em alguns municípios, na quinta-feira ao meio dia não tem mais médicos e vão para o hospital e isso gera despesas, mas nós estamos atendendo”.

O diretor conclui destacando o número de cirurgias realizadas. “Foram pactuadas 51 cirurgias por mês, sendo 612 por ano. Contudo, nós realizamos 891, estamos com uma média de 74 mensais, ou seja, 23 a mais do que o pactuado. Tudo isso realizado com carinho para a população da nossa região”.

Além das 12 cidades do Curimataú e do Seridó paraibano, o Hospital Regional de Picuí ainda atende as cidades de Carnaúba dos Dantas, Jaçanã e Coronel Ezequiel, ambas no Rio Grande do Norte, que ficam na divisa dos dois estados.

Redação da Sisal FM com Flávio Fernandes