Mulheres demoram mais de 6 semanas para fazer sexo após darem à luz
Por - em 11 anos atrás 18471
Publicada pelo International Journal of Obstetrics and Gynaecology, a pesquisa que envolveu a colaboração de 1.507 mães de primeira viagem descobriu que 41% delas retomou o sexo vaginal seis semanas depois de parir o bebê, 65% em oito semanas, 78% em 12 semanas e 94% delas voltou a transar somente seis longos meses depois.
Segundo os cientistas, a maioria das voluntárias declarou ter se envolvido em outro tipo de contato sexual antes de retomar a penetração, porém mais da metade (53%) respondeu que só apelou para as brincadeiras alternativas seis semanas após o nascimento da criança.
Cirurgias como a de cesariana, ou o uso de fórceps durante o parto, tendem a atrasar a retomada da relação sexual. Quase um mês e meio depois, apenas 45% das mulheres que passaram por cesariana e 32% das que passaram por trabalho de parto assistido voltaram a transar.
Outro grande problema é a incisão no períneo, região entre a vagina e o ânus, feita para facilitar a saída do bebê. Dependendo da precisão do médico e da cicatriz, o procedimento acaba postergando ainda mais o retorno à vida sexual; somente 32% das mulheres que sofreram o corte e 35% das que sustentam cicatrizes arriscaram a penetração após seis semanas.
Já quando a mulher dá à luz o primeiro filho sem qualquer trauma no períneo — o que acontece com cerca de 10% das mães — o sexo com penetração é retomado em questão de dias, de acordo com os pesquisadores.
Fonte: Area H