Relaxante muscular ajuda no tratamento do alcoolismo
Por - em 8 anos atrás 467
O relaxante muscular baclofeno mostrou-se efetivo na redução do consumo de bebidas alcoólicas entre dependentes da substância. De acordo com os resultados finais dos estudos Alpadir e Baclovillepublicados nesta sexta-feira, para coincidir com a conferência anual da Sociedade Francesa de Alcoologia em Paris, na França, altas doses do baclofeno ajudam na diminuição do consumo de álcool após um ano de tratamento.
Os participantes foram aleatoriamente divididos em dois grupos. O primeiro recebeu o baclofeno e o segundo, um placebo. Os resultados mostraram que 56,8% dos pacientes do grupo 1 apresentaram abstinência ou redução do consumo de álcool, contra 36,5% daqueles que receberam o placebo.
“São resultados muito interessantes, até excepcionais, uma vez que a cada 12 minutos, um francês morre por causa do álcool”, disse Jaury .
Em conjunto com o teste de eficácia, foram realizadas análises sobre a tolerância e a segurança do tratamento. Em comparação com o placebo, os efeitos secundários mais frequentes com o baclofeno foram incluindo insônia, sonolência ou depressão (44% dos casos, em comparação com 31% dos doentes com placebo.
O uso do baclofeno contra a dependência alcoólica foi popularizada pelo livro “O fim do meu vício”, do cardiologista Olivier Ameisen, no qual o médico, hoje já falecido, relatou como curou sua dependência graças à substância.
180 Graus