Saiba os benefícios da Vitamina D e como ela ajuda na manutenção da boa forma
Por - em 8 anos atrás 603
Toda da segunda-feira nossa colunista, a médica Esthela Conde, tira dúvidas das leitoras sobre saúde e fitness. Para esta semana o tema escolhido foi Vitamina D, divulgado na nossa página de Facebook dias antes, e lá você sempre terá espaço para fazer suas perguntas em relação ao tema seguinte. Confira aqui 3 perguntas:
Maria Eugênia: O que é exatamente a vitamina D?
Apesar de ser chamada de vitamina, na verdade é um hormônio essencial para o nosso organismo. Muita gente sabe sobre a relação da vitamina D com o cálcio e consequentemente com os ossos, porém o que muita gente não sabe é que a vitamina D está relacionada com outros funcionamentos do organismo, que irei responder na próxima pergunta. Uma curiosidade, é que ela foi descoberta em 1922 e foi chamada de vitamina, pois acreditava-se que ela só poderia ser obtida através dos alimentos. Só mais tarde, porém, descobriram que 90% da vitamina D é produzida pelo corpo humano.
Lucia Rodrigues: Quais os benefícios da vitamina D?
Bom, a primeira grande importância é que ela é responsável pela captação/absorção de cálcio pelos ossos. A falta de cálcio pode levar ao raquitismo quando criança e osteoporose na fase adulta. Na gestante a vitamina D é importantíssima! No comecinho da gravidez, sua deficiência pode causar aborto. Sabe-se também que ela atua em doenças auto-imune como artrite reumatoide e esclerose múltipla. Além disso, participa de processos cardíacos, como a contração muscular. A grande verdade é que os estudos mais recentes, têm demonstrado que a maioria das nossas células possuem receptores para vitamina D. Isso inclui os músculos, ou seja, ajudando na força muscular e ganho de massa magra. (Não percam o live desta segunda-feira 7 (às 16h30) no facebook da Marie Claire, que falarei mais detalhadamente sobre esses benefícios!!!)
Ana Ligia: Quanto eu devo ingerir por semana? Cada uma fala sobre uma quantidade, nunca sei qual o valor correto.
Ana a dose ideal de vitamina D, depende muito. Por exemplo, se você tem de fato deficiência é uma dose, se você precisa apenas fazer a manutenção é outra. Além disso varia de acordo com a faixa etária e patologias, por isso essa confusão de doses! Porém somente um médico capacitado pode avaliar o que de fato é deficiência, insuficiência ou valor limítrofe de vitamina D. O fato é que por ser uma suplementação vendida sem prescrição, muitas pessoas com deficiência têm usado subdoses e obviamente não estão vendo efeito e outras muitas estão usando superdoses sem ter a deficiência. Dá-se aí a importância da avaliação médica.
Redação