Saúde já vacinou mais de 70% das crianças contra Sarampo e Pólio na Paraíba
Por - em 6 anos atrás 491
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgou, nesta terça-feira (28), o Boletim Informativo da Campanha de Vacinação contra Sarampo e Pólio que abrange o período de 6 até 27 de agosto. A população alvo desta ação é composta de crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias, correspondendo a 232.886 crianças. A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal contra poliomielite e sarampo. A campanha segue até o dia 31 de agosto.
Na Paraíba, as crianças de três e quatro anos de idade apresentam a maior cobertura vacinal. Até o momento, a cobertura vacinal das crianças de três anos atingiu 72,85% para pólio (um total de 42.843 doses aplicadas) e 72,53% para sarampo (total de 42.652 doses aplicadas). Já com relação às crianças na faixa dos quatro anos de idade, a cobertura vacinal para a pólio atingiu 72,61% (um total de 43.299 doses aplicadas) e para sarampo está em 73,01% (ou seja, 43.538 doses aplicadas).
De acordo com a análise das coberturas vacinais por Gerência Regional de Saúde (GRS), a 7ª GRS apresenta a maior Cobertura Vacinal para as duas vacinas (93,87% para pólio e 92,13% para sarampo). “Vale lembrar que a SES já fez a distribuição de 100% dos imunobiológicos para atender o público-alvo com a vacina contra Poliomielite e Sarampo”, reforçou a enfermeira do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara.
No que diz respeito à avaliação da campanha contra a poliomielite, dos 223 municípios do Estado, 54 municípios atingiram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de, pelo menos, 95%. Outros 150 municípios estão com cobertura vacinal entre 60% a 94,99% e 19 municípios apresentam cobertura vacinal abaixo de 60%.
Para o sarampo, dos 223 municípios paraibanos, 50 já atingiram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde que é de, pelo menos, 95%. Já 156 municípios estão com cobertura vacinal entre 60 a 94,99% e 17 municípios apresentaram cobertura vacinal abaixo de 60%.
“A SES recomenda intensificar a vacinação contra o sarampo e a poliomielite em virtude dos surtos de sarampo que estão ocorrendo nos estados de Roraima, Manaus, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rondônia, Pará e Amazonas. Além disso, o estado de Pernambuco, na Região Nordeste, confirmou casos importados de sarampo na última semana (fase de atualização no âmbito nacional, sujeitos a alterações)”, informou Márcia Mayara.
Márcia lembrou ainda que a alimentação do sistema de informação em campanhas de vacinação deve ser feita diariamente. “O acompanhamento da cobertura é em tempo real. Alertamos os gestores de saúde para que intensifiquem esta ação em seus municípios. A gente vê que os pais estão procurando as unidades de saúde, mas o sistema não está refletindo essa realidade por causa da falta de rotina na inserção dos dados”, pontuou.
Saiba mais – O sarampo é uma doença infecciosa aguda e extremamente contagiosa, muito comum na infância. Todo usuário que apresente, independente da idade e da situação vacinal, febre e exantema maculopapular, acompanhados de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite; ou todo indivíduo suspeito com história de viagem ao exterior nos últimos 30 dias ou de contato, no mesmo período, com alguém que viajou ao exterior, o serviço de saúde deverá notificar em até 24 horas (Portaria MS Nº 204/16) e iniciar a investigação.
Secom-PB