Zika vírus pode ser transmitido pelo beijo e carícias íntimas

Por - em 9 anos atrás 562

A Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ) acaba de confirmar que foi detectada a presença ativa do vírus zika com potencial de infecção em saliva e urina. Altíssimo risco de transmissão por estas vias. Pesquisa da FIOCRUZ confirmou a presença de partículas infecciosas do vírus, com capacidade de replicação transmitida pela saliva.

A recomendação era que a população evitasse contato físico durante o Carnaval, especialmente o beijo na boca. O compartilhamento de copos e talheres deve ser evitado, assim como grandes aglomerações. O uso de máscaras ainda não é necessário.

Já se sabia que o zika poderia estar presente tanto na saliva quanto na urina, mas é a primeira vez que sua presença ativa, com potencial de provocar a infecção, foi comprovada. Pesquisas ainda devem ser realizadas para se esclarecer se esta pode ser uma outra forma de transmissão, segundo o presidente da fundação.

De acordo com a pesquisadora Myrna Bonaldo, chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), foram encontradas partículas infecciosas do vírus na urina de um paciente. Em outro caso, além da urina, a saliva também apresentou atividade viral. Neste contexto o sexo oral e a masturbação em parceiros podem ser fontes de contato com o vírus.

O anúncio científico inédito foi feito durante coletiva de imprensa na sede da instituição de ciência e tecnologia vinculada ao Ministério da Saúde, no fim da manhã desta sexta-feira.

SINTOMAS DO ZIKA VIRUS

Os sintomas do Zika vírus são semelhantes aos da Dengue, porém, o Zika vírus é mais fraco e por isso, os sintomas são mais leves e desaparecem entre 4 a 7 dias, porém é importante ir ao médico para confirmar se realmente está com Zika.

Inicialmente, os sintomas podem ser confundidos com uma simples gripe, provocando:

Febre, entre 37,8°C e 38,5°C;Dor nas articulações, principalmente das mãos e pés;Dor nos músculos do corpo;Dor de cabeça, que se localiza principalmente atrás dos olhos;Conjuntivite, que é uma inflamação do olho e que provoca cor avermelhada dos olhos, sensação de picada que leva a lacrimejar, inchaço das pálpebras e secreção amarela;Hipersensibilidade nos olhos, e maior sensibilidade à luz do diManchas vermelhas na pele, que inciam na face e que se podem espalhar pelo corpo e, que podem ser confundidas com sarampo;Cansaço físico e mental.

Também pode-se observar problemas digestivos, como dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia ou prisão de ventre, aftas, coceira pelo corpo e tumores na região genital.

Perguntas e respostas sobre o zika na saliva e urina Fiocruz acha vírus ativo, mas não há prova de que seja transmissível pelos fluidos

Política Maiscedo.