33% dos profissionais acreditam que redes sociais influenciam seleções, diz pesquisa

Por - em 8 anos atrás 505

redes sociais  2 2Muitos profissionais acreditam que seu comportamento nas redes sociais pode influenciar na hora de buscar uma vaga de emprego. Pesquisa da Catho, mostrou que 33% dos trabalhadores têm essa percepção em processos seletivos.

Para 23%, o peso das redes sociais na hora de conseguir um emprego é razoável. Já para outros 17%, as redes influenciam muito pouco.

Redes sociais podem ser utilizadas por empregadores na hora de contratar; candidatos devem ter cuidado ao usar (Foto: Reprodução/TV Tem)

“A checagem de informações em perfis nas redes sociais é algo cada vez mais comum em processos seletivos, o que leva os profissionais a estarem mais atentos ao que postam nesses canais”, afirma Murilo Cavellucci, diretor de gente e gestão da Catho

Os dados fazem parte da Pesquisa dos Profissionais 2016, um levantamento anual feito pela Catho para identificar tendências de comportamento no mercado de trabalho brasileiro. A pesquisa foi feita com aproximadamente 10 mil pessoas em todo o Brasil.

Empregadores usam a rede social
Pesquisa do CareerBuilder, site norte-americano de carreiras, mostrou que 60% dos empregadores usam as redes sociais para pesquisar candidatos nos Estados Unidos. Foram mais de 5 mil entrevistados.

Entre os que pesquisam a vida dos candidatos online, 49% dizem ter encontrado informações na rede para desistir da contratação.

Veja abaixo as principais informações encontradas que os fizeram mudar de ideia:
– Fotos, videos ou informações provocantes ou inapropriadas (46%)
– Informações sobre o candidato bebendo ou usando drogas (43%)
– Comentários discriminatórios sobre raça, religião, gênero etc. (33%)
– Críticas a outros empregadores ou colegas de trabalho (31%)
– Baixa habilidade de comunicação (29%)

Veja abaixo dicas para não fazer feio nas redes sociais:
– Evite situações não profissionais: fotos de baladas, roupas de banho e bebedeiras.
– Antes de escreve algo, pense: analise os pontos positivos e negativos de uma postagem.
– Publique com inteligência: cada vez mais se multiplicam publicações vazias, assim, busque se diferenciar com publicações pertinentes.
– Pense antes de curtir uma publicação ou página: antes de curtir e compartilhar um texto, leia atentamente para ver se não nada nas entrelinhas.
– Evite debates inúteis: Nas redes sociais existem momentos tensos, de debates políticos, religiosos, contudo, evite entrar nesse tipo de conversa, que geralmente não leva a lugar nenhum.
– Cuidado com as características das redes: é importante que a pessoa tome cuidado em não colocar coisas irrelevantes nos seus perfis nas redes sociais.
– Amplie seus contatos qualificadamente: quantidade de amigos não garante a qualidade.
– Valorize suas conquistas profissionais: mostre ações que realizou e que tiveram sucesso, resultados de projetos que foram interessantes ou titulações alcançadas, contudo, evite se autopromover demasiadamente, pois isso pode soar arrogante.

Redação