Acidente de trânsito tem sido a maior causa de morte na região
Por - em 9 anos atrás 610
O trânsito tem sido a maior causa de morte na região do Curimataú e Seridó paraibano , bem acima do número de homicídios , chamados CVLI .
Somente no mês de fevereiro de 2016 foram registradas 02(duas) mortes na BR 104 no trecho entre Cuité e Nova Floresta , neste inicio de mês de março um acidente gravíssimo na PB 135 próximo a Ponte Rio dos Tanques em Picuí deixou uma vitima fatal .
Outro dado levantado pelo grupo de Amigos do Transito do Curimataú – ATC é que a falta de respeito ao Código Nacional de Trânsito é tanta , quando os acidentes não deixa vitimas fatais , deixa sequelas físicas . Se fizer um rápido estudo estes acidentes são em maior número até mesmo dos casos de assaltos na região (CVP).
Diante de tantas vidas ceifadas , entre eles a do senhor Manoel Macedo pai do blogueiro e ativista político Dema Macedo entre outras famílias enlutadas é que a sociedade civil organizada começou a se mobilizar através de um Grupo de Amigos , hoje denominado de Amigos do Trânsito do Curimataú onde foi pautado a questão da violência do trânsito na região.
Segundo estatísticas oficiais da Policia Rodoviária Federal- PRF somente no ano de 2015 foram registrados 8 (oito) óbitos na BR 104 trecho entre os municípios de Cuité e Picuí. Segundo o inspetor da PRF Samuel , esse número foi o mesmo registrado em Campina Grande no mesmo período o que é bastante preocupante se comparado ao número de habitantes e fluxo de veículos.
No ano de 2015 o Grupo do ATC articulou reuniões , palestras e motorriata pelas principais ruas da cidade de Cuité na Semana Nacional de Trânsito – SNT , com apoio do DETRAN- BPTRAN-3ªCPTRAN e 9°BPM.
O Ministério Público Estadual , através da promotora Daniele Rocha da Comarca de Cuité solicitou as autoridades competentes do trânsito ações que visem reduzir o número de acidentes , principalmente em veículos em duas rodas que tem ceifado um maior número de pessoas.
Desde o inicio deste mês de março a 3ªCPTRAN e 9°BPM estão nas ruas realizando Bltiz educativas nas cidades de Cuité e Nova Floresta . A Policia Rodoviária Federal -PRF realizou reuniões em escolas para incluí-las no Projeto do Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN) 2016 com Slogan “ Transformando Atitudes Para Salvar Vidas”.
Dema Macedo