Advogados clamam pelo não fechamento da Justiça do trabalho em Picuí-PB.

Por - em 5 anos atrás 789

Advogados de toda região do Curimataú e Seridó Paraibano, estão mobilizados contra o possível fechamento da vara do TRT – Tribunal Regional do Trabalho, 13ª Região em Picuí.

Está marcado para esta quarta-feira (8), às 9horas, um manifesto jurídico contra a possível extinção da Vara do Trabalho de Picuí.

O manifesto Jurídico está sendo encabeçado por membros da Comissão de Prerrogativas da OAB-PB Dr. Hélder Simões, advogado Cuiteense e militante da Justiça do Trabalho.

O movimento também conta com representantes de entidades da Classe Patronal e Juízes do Tribunal Regional do Trabalho- TRT 13, bem como por vários outros advogados de cidades circunvizinhas.

Segundo o advogado Cuiteense Helder Simões o prejuízo é incalculável em vários aspectos: Direitos trabalhistas inviabilizados, deslocamento para outras varas entre outros.

Na última correição realizada, o Ministro constatou que o TRT em segunda instância, é o Regional de médio porte com maior produtividade e no geral o quinto do país, com o possível  fechamento da Vara de Picuí, cairá esse índice que leva em consideração a quantidade de processos julgados em relação aos recebidos.

Os deputados Wilson Santiago (PTB), Efraim Filho (DEM), Aguinaldo Ribeiro (PP), Buba Germano, Chió, além de outros votados na região serão provocados a fazer a defesa da causa, afim de envidar esforços para que não deixe fechar a vara do TRT-13 em Picuí.

Segundo os advogados, as  varas tem sido um incremento na celeridade dos processos e a sociedade tem creditado na Justiça do Trabalho essa confiança, exatamente porque lida com verbas, em regra de caráter alimentar.

“Ter uma justiça célere é preciso atender as demandas e se fechar uma das Varas vai afetar diretamente quem mais precisa lá na ponta o trabalhador. A Vara de Picuí tem um ótimo percentual de conciliação acima da média nacional com 51% de resultados”. Disse o advogado.

Portal do Curimataú com Dema Macedo