
Águas do São Francisco chegam ao Sertão da Paraíba e seguem rumo ao Rio Grande do Norte
Por Por Felipe Vilar/Patos Online/MaisPB - em 1 minuto atrás 1
O avanço das águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) já pode ser visto no norte da Paraíba, rumo ao território potiguar. Nesta terça-feira (12), equipes técnicas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) estiveram em Pombal e Paulista, no Sertão, para medir a elevação do Rio Piranhas e registrar o ponto de chegada do recurso hídrico.
O acompanhamento do percurso é realizado com base na marcação de pontos estratégicos ao longo da calha do rio e no monitoramento do nível da água. Esse trajeto é viabilizado por uma complexa rede de canais e reservatórios que asseguram o abastecimento das cidades contempladas.
De acordo com o cronograma, o Rio Grande do Norte deverá começar a receber o reforço hídrico entre 18 e 22 de agosto. As águas seguirão até os reservatórios de Oiticica, em Jucurutu — com capacidade de 742 milhões de metros cúbicos — e Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, localizado entre Itajá, São Rafael e Jucurutu, que comporta até 2,4 bilhões de metros cúbicos.
Esta é a primeira vez que o semiárido potiguar recebe a água do PISF de forma regularizada. A liberação teve início em 5 de agosto, na Estação de Bombeamento EBI-1, em Cabrobó (PE). De lá, passou pela Barragem Caiçara, em Cajazeiras (PB), seguiu para a Barragem Engenheiro Avidos e, no dia 8, chegou à Barragem de São Gonçalo, em Sousa (PB).
Considerado o maior empreendimento de infraestrutura hídrica do Brasil, o PISF possui 477 km de extensão, distribuídos nos eixos Leste e Norte, e beneficia cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte — estados historicamente afetados pela seca.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou a importância do marco.
“Essa liberação marca mais um avanço na missão de garantir segurança hídrica ao povo nordestino. O Rio Grande do Norte é uma das pontas dessa grande engenharia que é o PISF, e estamos chegando lá com planejamento, responsabilidade e olhar social”, afirmou.