Atividade mineral de Picuí e Pedra Lavrada será apresentada em simpósio de rochas ornamentais do Nordeste

Por - em 9 anos atrás 1279

minerio picuiA atividade mineradora desenvolvida nos municípios de Picuí e Pedra Lavrada, localizados no Seridó paraibano, será representada pelo geólogo Francisco de Assis Souza e pelos técnicos em mineração, Antonio de Pádua Sobrinho, Paulo Sales, Antônio Renato e Ana Karla. No IX Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste (IX SRONE).

Eles irão apresentar os trabalhos intitulados “Etapas de extração e beneficiamento do sienito na mineração Craibeira, unidade de Pedra Lavrada – PB.” e “Técnicas para obtenção de paralelepípedos e meios fios na pedreira Mari Preto, município de Picuí-PB”.

O IX Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste (IX SRONE), o IV Simpósio de Minerais Industriais do Nordeste (IV SIMIN), e a I Exposição de Rochas Ornamentais e Minerais Industriais do Norte e Nordeste (ExpoROMINN) serão  realizados de 10 a 13 de abril de 2016, em João Pessoa, na Paraíba. A organização desses eventos cabe ao CETEM/MCTI, à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), à Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia do Governo do Estado da Paraíba e ao SEBRAE/PB.

O IX SRONE, o IV SIMIN e a ExpoROMINN integram as atividades comemorativas dos 38 anos do CETEM/MCTI, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e dos 40 anos de criação do Curso de Engenharia de Minas da UFCG.

Os eventos abordarão as seguintes áreas temáticas:

– Alterabilidade de rochas ornamentais & conservação do patrimônio pétreo

– Aproveitamento de resíduos de bens minerais

– Beneficiamento de rochas e minerais industriais

– Caracterização tecnológica de rochas e minerais

– Desenvolvimento sustentável na mineração

– Geologia

– Lavra

– Mecânica de rochas

– Simulação de processo minerometalúrgico

Também será realizado um minicurso sobre o tema Aplicação e Uso de Rochas Ornamentais e de Revestimento.

O público-alvo é formado por:

– Arquitetos, Engenheiros, Geólogos e demais profissionais

– Empresários do setor mineral em geral

– Professores e estudantes de áreas afins

“É muito importante nossa participação nesses eventos, pois compartilhamos experiências, adquirimos novos conhecimentos e divulgamos o potencial mineral da nossa região com foco em nossas pesquisas”- destacaram os autores dos trabalhos.

Setor Mineral