Autor Picuiense indicado ao jabuti e ao oceanos, Tiago Germano comemora 20 anos de crônicas

Por Redação com o Autor - em 11 meses atrás 192

Lançamento aconteceu neste sábado (01/06), no Bricktop’s Café, em João Pessoa.

Tiago Germano está de volta à Caos & Letras com A índole dos cactos, seu novo livro de crônicas, e também com a nova edição do seu primeiro livro, Demônios Domésticos. As obras serão lançadas neste próximo sábado, às 17h, no Bricktop’s Café, em João Pessoa.

Vencedor do Prêmio SESC Rubem Braga, duas vezes finalista do Jabuti e semifinalista do Prêmio Oceanos 2023, Germano chama a atenção por se alternar entre gêneros diferentes – a crônica, o romance e o conto – com a mesma qualidade literária.

Em “A índole dos cactos”, o leitor encontrará um conjunto de mais de 60 crônicas que transitam no vasto espaço da memória, com atenção especial à infância, seus assombros e descobertas; ao ofício da escrita e o universo da literatura, ao cotidiano das cidades e dos nossos tempos. Permeiam os textos o olhar perspicaz do cronista, repleto de lirismo e humor, e uma linguagem fluente onde o leitor navega entretido até o ponto final.

O que dizem sobre o livro

“Tiago Germano agarra o leitor com sua escrita repleta de ritmo, que nos leva para dentro da crônica e nos transforma a um só tempo em testemunhas e cúmplices da narrativa.”

MARCO SEVERO

________________________________

“As crônicas de Tiago Germano florescem como a flor do mandacaru, irrompendo por cima da secura da vida cotidiana.”

ANA LIA ALMEIDA

________________________________

“Tiago Germano é, na minha opinião, o escritor ideal: sensível, observador, dono de uma prosa sólida e consistente. Um dos melhores cronistas da nossa geração”

ROBERTO DENSER

________________________________

“O que mais quero destacar na escrita de Germano é a maneira como ele finaliza suas crônicas. Este poder de síntese que se apresenta, não só em seus escritos, mas na construção límpida de seus finais.

Sem frases de efeito defeituosas e capengas. Ou de tom moralizante.

Longe disso, Tiago consegue reunir as emoções dispersadas pelo texto e manobrá-las para estes finais que escreve, tão bem, que se transformam em outro ápice do texto.”

MARIANA BELIZE, sobre Demônios Domésticos.

________________________________

Trecho do livro

CHOVIA. Não, talvez não chovesse. Talvez a tristeza daquele mês de dezembro fizesse subir o cheiro de chuva. Deitado na cama, refugiado no cobertor, calculava as dimensões do quarto. Medir as paredes, o que mais se podia fazer num dia de dezembro? Paredes não falam e, se falassem, não o responderiam.

A mesa, a cômoda, o armário, as estantes. Objetos decorativos e uma matéria-morta. Teias de aranha tomariam as juntas se até janeiro não organizasse as estantes, mudasse os livros de lugar, se entregasse a um oficio qualquer. Culpou o tempo por não compartilhar da mesma inocência das coisas que não o julgavam. Um dezembro triste, dezembramente melancólico.

Foi assim que lhe sorriu gentil, de cima da cômoda, sutilmente pousada nas bordas de uma sacola suja e deformada, uma bala de hortelã. Não bastasse ser uma bala de hortelã, encontrava-se envolta em um plástico verde, de um verde sensível e brilhante. Salivou feito cão ao meio-dia. Tentou esquivar-se do olhar oblíquo lançado pelo confeito. Ficou a imaginar que logo iria ao encontro do doce, furtando

a embalagem da sacola. Depois, num deleite infantil, dissolveria seu açúcar no dissabor incoerente daquele dezembro.

Mas não chupou a bala. Adiou até aquilo. Arrancou a última folha do calendário e voltou a falar com as paredes.

– Crônica A bala de hortelã

NOVA EDIÇÃO DE “DEMÔNIOS DOMÉSTICOS”

A Caos & Letras está lançando também a segunda edição de Demônios Domésticos, o primeiro livro do autor, com novo projeto gráfico e texto revisto. Fora de circulação há algum tempo, a obra traz a crônica “Óculos Ray-Ban”, vencedora do Prêmio Sesc de Crônicas Rubem Braga, e foi indicada ao Prêmio Jabuti 2018. Aproveite a oportunidade para levar os dois lançamentos com frete grátis.

SOBRE O AUTOR

Tiago Germano é escritor, autor de cinco livros, entre eles o romance “O que pesa no norte” (2022), indicado ao Jabuti e ao Oceanos. Pela Caos e Letras, o autor publicou o livro de contos Catálogo de Pequenas Espécies (2021), indicado no Prêmio Candango de Literatura na categoria projeto gráfico.

É também jornalista, com doutorado em escrita criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e estágio na School of Drama and Creative Writing da University of East Anglia, na Inglaterra, por onde passaram nomes como Kazuo Ishiguro e Ian McEwan.

Nasceu em Picuí, no interior da Paraíba, e mora atualmente na capital, João Pessoa, onde é cofundador da Edícula Literária.

_________________________________

Sugestão para entrevista: Tiago Germano

E-mail: [email protected]

Tel/Zap: 83 98661 3800

Dados dos livros

A índole dos cactos

  • Capa comum
  • Editora: Caos e Letras (2024)
  • Páginas: 156
  • ISBN: 978-65-00-96444-8
  • Preço no lançamento: R$ 60,00

Demônios domésticos

  • Capa comum
  • Editora: Caos e Letras (2024)
  • Páginas: 124
  • ISBN: 978-65-80804-31-3
  • Preço no lançamento: R$ 60,00

    Sem tags.