Cadastro do Garantia Safra começa nesta segunda (18) em Picuí-PB

Por - em 7 anos atrás 1057

garantia safraTem início nesta segunda-feira (18), o cadastro do garantia safra 2017/2018, no município de Picuí, Seridó paraibano. A ação será desenvolvida pela Emater local e Secretaria de Agricultura do Município.

O cadastramento em tela será iniciado no distrito de distritos de Serra dos Brandões pela manhã, e à tarde, a partir das 13:00 horas em Santa Luzia do Seridó e comunidade Mato Grosso.

Por oportuno, o agricultor ou agricultora familiar deverá apresentar xerox visível dos seguintes documentos: CPF e Identidade da agricultora e do esposo que sejam casados no papel ou não; Certidão de casamento; xerox do ITR 2017; Xerox do comprovante de residência; Contrato de comodato para quem não for proprietário da terra mais xerox do CPF e Identidade do proprietário. 

O cadastro se estenderá até o dia 26 nas comunidades Mari Preto, Pedreiras, Olho d’água dos Cágados, Águas Belas, Gravatá, São Francisco, Lamarão, Malhada Vermelha, Urubu, Lagoa dos Currais, Massapê e Quixaba. Confira abaixo os locais e horários dos atendimentos:

O Garantia-Safra é uma ação do Pronaf para agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. Os agricultores que aderirem ao Garantia-Safra (GS) nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou outras culturas definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, receberão o benefício Garantia-Safra diretamente do governo federal.

Depois da inscrição dos agricultores, a seleção é feita eletronicamente, por meio do sistema de gerenciamento do Garantia-Safra, uma classificação dos inscritos que leva em consideração critérios estabelecidos em normas. Com isso, é gerada uma “Lista de Selecionados”, que deve ser homologada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), após verificar se todos os nomes que constam da lista são realmente agricultores familiares e se as informações relativas à renda e a outros critérios de participação estão corretas.

Portal do Curimataú/Clickpicui