Conselheiro Tutelar de Picuí participa da 17ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília-DF
Por - em 1 ano atrás 92
O Conselheiro Tutelar e mobilizador de Juventude do município de Picuí, Seridó paraibano, Jokinha Dantas está em Brasília, Capital Federal, participando da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que nesta edição traz o tema: Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia AMANHÃ VAI SER OUTRO DIA.
A Conferência Nacional de Saúde – CNS é o apogeu das lutas e consolidação das propostas de melhoria, ampliação e fortalecimento do Sistema Ùnico de Saúde, o nosso SUS. A CNS acontece em Brasília entre os dias 02 e 05 de Julho e conta com a presença de mais de 6.000 mil pessoas, dentre eles, usuários, trabalhadores da saúde, prestadores de serviços, gestores, convidados, entre outros atores da política de saúde do país.
O processo de construção da CNS 2023 é legitimado pela massiva participação popular, desde as etapas municipais, distritais, Conferências livres, estaduais, regionais e hoje, finalizando o processo, com a etapa nacional.
Vale salientar que todo o processo é democrático e toda a comunidade é convidada a se fazer presente no processo. Nas etapas municipais são eleitos os delegados que representaram o município na etapa Estadual e que por sua vez foram eleitos na etapa Estadual para representar o nosso querido estado da Paraíba na conferência nacional, defendendo as propostas construídas e aprovadas no estado.
A CNS contou com a participação direta e indireta de mais de 2 milhões de brasileiros e brasileiras, sendo organizada por mais de 44 mil pessoas e resultando em mais de 6 mil delegados em Brasília na nacional.
“Defender o SUS, é defender a vida. O Sistema Único de Saúde deve continuar sendo do povo e para o povo. Melhorias, ampliação de serviços, fortalecimento da política de saúde, aumento de recursos, valorização dos profissionais, melhores condições de trabalho, dentre outras ações que visem assegurar o SUS cada vez mais equânime, descentralizado, democrático e acessível a todos os mais de 215 milhões de brasileiros e brasileiras que fazem uso do serviço público de saúde que é referência no mundo.
Jokinha Dantas foi eleito delegado na etapa municipal, e eleito delegado nacional no segmento usuário na etapa Estadual.
O SUS é nosso. E temos que lutar para que continue sendo nosso, público, gratuito e de qualidade.
Fonte e Fotos: Jokinha Dantas