Cuiteense Ivan Lira de Carvalho, juiz titular da 5ª Vara Federal no RN será nomeado desembargador do TRF5
Por - em 2 anos atrás 239
O Cuiteense Ivan Lira de Carvalho, juiz titular da 5ª Vara Federal no Rio Grande do Norte, será nomeado desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede em Recife (PE).
Em votação de lista tríplice no Pleno do TRF-5, na tarde desta quarta (13), Ivan Lira foi um dos escolhidos para desembargador da Corte, passando a figurar pela terceira vez seguida em listas tríplices. Dessa forma, a Constituição impõe sua nomeação para o cargo.
A escolha de Ivan Lira que, em breve, será nomeado desembargador federal do TRF-5, foi saudada pela comunidade jurídica.
“É um colega de elevadíssima capacidade técnica e indiscutível idoneidade moral, que muito orgulha a Justiça Federal no Rio Grande do Norte. Fará a diferença no TRF5”, disse o juiz federal Marco Bruno Miranda.
Ivan Lira, com seu irmão Inaldo e esposa no lançamento do Livro de sua autoria “A dignidade como patrimônio” 2ª Edição, que relata a vida honrada do odontólogo Dr. Diomedes Lucas de Carvalho, seu pai.
“O admirável Ivan Lira possui eficiência no pensamento, presteza nas ações e mostras de maturidade, sabedoria e humildade. É um orgulho para todos nós. O Poder Judiciário brasileiro se engrandece com esta merecida escolha”, avaliou o advogado Erick Pereira.
“Trata-se de uma escolha justa, merecida e com certeza engrandecerá o Tribunal. Não poderia o RN ter uma representação melhor e qualificada do que a escolha do prezadíssimo Ivan Lira”, opinou o desembargador federal aposentado e hoje advogado Francisco Barros Dias.
Ivan é natural de Cuité, Curimataú paraibano, é Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e Mestre em Direito pela mesma instituição (1999). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Direito Penal Econômico e Direito Penal Ambiental. É Juiz Federal. Foi Juiz de Direito, Promotor de Justiça (renunciou à nomeação) e Membro do Tribunal Regional Eleitoral do RN. Pertence à Academia de Letras Jurídicas do Rio Grande do Norte, ao Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, ao Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte. É Membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.
Redação com Jurinews