Curimataúe Seridó-PB poderá ganhar usina de geração de energia à base de resíduos sólidos

Por - em 8 anos atrás 487

lixão cuite jpeO Curimataú paraibano poderá ganhar uma usina de geração de energia elétrica à base dos resíduos sólidos, foi o que declarou o prefeito de Cuité e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Curimataú e do Seridó paraibano, Charles Camaraense. O gestor se reuniu na semana passada com um grupo de empresários da Arábia Saudita onde conheceu a ideia e a viabilidade da mesma ser implantada na região.

A usina substituirá os tradicionais lixões a céu aberto. Em vez de criar um aterro sanitário regional, a proposta visa extrair energia elétrica desse lixo por meio de um tratamento térmico, sem contaminar o meio ambiente.

De acordo com Charles, para a instalação do empreendimento é preciso apenas de uma Parceria Público Privado (PPP), onde o único compromisso do município é recolher o lixo e entregá-lo a usina. “É um investimento de cerca de R$ 50 milhões para a nossa região, simplesmente formidável, com uma capacidade de processamento de mais de 100 toneladas de lixo por dia. Uma energia totalmente limpa”, disse.

O prefeito ainda enfatizou que essa é uma solução para todos os municípios da região. “Nenhum município da nossa região tem condições de manter os custos com a construção e a manutenção de aterros sanitários. Então, a gente tem essa solução para a região que vai livrar todos os gestores desse problema ambiental junto ao Ministério Público”, pontuou.

A proposta para a construção da usina foi um dos temas abordados na reunião para a reativação da Associação Municipalista do Seridó e Curimataú paraibano (AMSCEC/PB), na última sexta-feira (17). Ao ser apresentada, a ideia foi bastante elogiada pelos prefeitos presentes, os quais se dispuseram a ajudar e buscar implantá-la na região.

A usina de geração de energia deverá ser implantada próximo ao trevo de acesso a cidade de Cuité e Sossego, no entroncamento da BR 104 com a PB 137, beneficiando assim todos os municípios do Curimataú e do Seridó paraibano.

Com Politicando