Defesa Civil Nacional reconhece emergência em Picuí e Prata por estiagem na Paraíba

Por Redação com MIDR - em 23 minutos atrás 5

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (30), a situação de emergência em dois municípios da Paraíba afetados por desastres. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Os municípios de Picuí e Prata enfrentam estiagem, caracterizada por um período prolongado de ausência de chuvas. A seca, por sua vez, é ainda mais severa e duradoura.

Com o reconhecimento, as prefeituras podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório.

Para acessar os recursos, os municípios devem encaminhar os pedidos ao MIDR por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A Defesa Civil Nacional analisa os planos de trabalho e, após aprovação, publica no DOU os valores a serem liberados.

A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD, voltados à atuação nas três esferas de governo.

    Sem tags.