Deputado Wilson Santiago defende retorno da Patrulha Rural em Picuí-PB.

Por - em 6 anos atrás 458

Após encontro com o presidente do PTB no município de Picuí, Seridó paraibano, ex-vereador Zé Onildo, neste sábado (27), o deputado federal Wilson Santiago (PTB), afirmou que vai defender junto ao Governador João Azevedo e ao Comandante da Polícia Militar Cel. Euller, o retorno imediato da sede da Patrulha Rural do Distrito de Santa Luzia do Seridó em Picuí.

Criada através de uma iniciativa do então governador Ricardo Coutinho (PSB), a Patrulha Rural, reconhecida como um patrimônio das comunidades envolvidas foi instalada na Vila de Santa Luzia no ano de 2011, em parceria com a administração do ex-prefeito Buba Germano, reduzindo consideravelmente os índices de roubos, assaltos e arrastões na área rural da serra desde a implantação do patrulhamento na região, atendendo atualmente um raio de 40 km nos distrito de Santa Luzia do Seridó, Serra dos Brandões e comunidades circunvizinhas, com uma população aproximada de 4 mil habitantes.

A sede da Patrulha em tela foi desativada desde o último dia 11 de fevereiro em função de um desentendimento ocorrido entre o Prefeito de Picuí Olivânio Remígio (PT) e o Comandante do 9º BPM Tem. Cel. Afonso Galvão, quando em um programa de Rádio Olivânio, acusou o Cel. Afonso Galvão de Omisso, em razão do mesmo não atestar de público a parceria existente entre Prefeitura de Picuí e a Polícia Militar, com custos de cerca de quatro mil reais mensal, dando margem para moradores das comunidades em tela fazer denuncia da não presença de policiais principalmente no Distrito de Serra dos Brandões, transparecendo o não apoio da Gestão a polícia.

As palavras de Olivânio não foram bem recebidas pelo Cel. Afonso que emitiu declaração a imprensa exigindo retratação do Prefeito. Como isso não aconteceu quem acabou pagando foi à população que ficou prejudicada, apesar do Comandante assegurar a manutenção de todas as ações institucionais desenvolvidas no município de Picuí, quase todas as noites, segundo moradores vêm acontecendo tiros de revolveres, sendo que a cerca de 40 dias, meliantes apedrejaram a Escola do Município localizada na Vila e durante essa semana foi roubada uma moto da professora Valéria de frente a igreja evangélica Assembleia de Deus.

Diante do impasse, a população da região serrana sentindo-se desprotegida, solicitou através de seu líder político ex-vereador Zé Onildo, a contribuição do deputado Wilson Santiago, majoritário no Distrito em tela, com vista a interceder junto ao governo no atendimento do clamor da população envolvida. Por oportuno foi entregue ao parlamentar requerimento de autoria do presidente da Câmara Municipal de Picuí, vereador Vidal Negreiros, defendendo a justa reivindicação da população, uma vez que o próprio prefeito de Picuí se redimiu do equívoco e já se prontificou com a continuidade da parceria.

Portal do Curimataú