
Em Bananeiras CAVN celebra 101 anos de existência em clima de muita festa e programação diversificada
Por Redação Portal do Curimatau - em 11 minutos atrás 6
A partir desta sexta-feira (5) ao domingo (7), o Colégio Agrícola Vidal de Negreiros – CAVN de Bananeiras, Brejo paraibano, comemora 101 anos de sua existência, com uma vasta programação, e para comemorar sua existência, o CAVN, localizado no Campus de Bananeiras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vai realizar uma programação diversificada para celebrar seu 101º aniversário, com a participação de ex-alunos, professores, funcionários, familiares entre outros.
A celebração dessa data é de fundamental importância para reconhecer o papel do CAVN, com um século de contribuições para a educação e para o desenvolvimento local, regional e do País. Para todos que tiveram o privilégio de estudar, ensinar, trabalhar e conviver, o “CAVN é uma Escola de Vida, Escola pra Vida”.
As atividades da programação ocorrerão nesta sexta-feira (5), a partir das 08:30 horas com um café da manhã, descerramento de placa, hasteamento da bandeira, celebração dos 70 anos da UFPB, confraternização com almoço e visita a tradicional Capela do CAVN.
Durante as comemorações dos 101 anos do CAVN e 70 anos da UFPB, serão realizadas atividades culturais, artísticas, esportivas e tecnológica nas instalações do CAVN e do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA.
Histórico
Com um público alvo de alunos que concluíram ou estão em fase de conclusão do Ensino Fundamental e Médio. Em especial, profissionais, funcionários e produtores autônomos que atuam na área de agricultura, zootecnia, agroindústria e aquicultura e com a missão de realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão no sistema agroindustrial, nas áreas de agricultura, aquicultura e educação geral, visando o desenvolvimento da região, o Colégio Agrícola Vidal de Negreiros iniciou suas atividades em 7 de setembro de 1924, com a proposta inicial de ofertar ensino básico e também trabalhos sociais a crianças de 10 a 15 anos de idade. A integração à UFPB ocorreu no ano de 1968, a partir do Decreto nº 62.173, de 25 de janeiro de 1968.
Em 1934, dez anos após sua inauguração, com a criação do curso profissional de prática de agricultura, as atividades de cunho profissionalizante passaram a ser oferecidas no local. Desde então, a instituição passou a ser reconhecida pela tradição e excelência no ensino técnico, oferecendo cursos nas modalidades integrada ao ensino médio, subsequente (formação profissional pós ensino médio) e pelo Proeja, Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos.
O Colégio Agrícola Vidal de Negreiros – CAVN, durante toda sua existência, vem mantendo tradição na excelência de Ensino Técnico. O CAVN destaca-se como unidade de ensino profissionalizante, devido à sua vinculação à Universidade Federal da Paraíba, fator responsável pela alta qualificação de seu Corpo Docente, contando com profissionais que possuem pós-graduação, seja a nível de especialização, mestrado ou doutorado.
Veja a Programação;