
Em Nova Palmeira-PB, vereador afirma que enfrenta obstáculos para levar água para o município
Por - em 5 anos atrás 350
O açude Caraibeiras atingiu a capacidade máxima de armazenamento em março deste ano. De lá pra cá o vereador Tião Dantas tem auxiliado a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) a ligar o sistema adutor do manancial às residências de Nova Palmeira.
A relação do mandato de Tião com a Cagepa sempre foi de cooperação. Mas, neste ano, o vereador foi surpreendido com um processo administrativo aberto na empresa um dia depois de ele conceder uma entrevista ao programa Revista Geral levado ao Ar das 06:00 às 07:00 horas na rádio Sisal FM, de Picuí, sob o comando do radialista Aílton Barbosa.
O processo apura denúncias de “comentários pejorativos” que supostamente o parlamentar fez contra a Cagepa na ocasião. “Além de vereador também sou servidor efetivo da companhia. Fiquei impressionado em perceber que, quando é pra prejudicar o trabalho de alguém, existe muita rapidez por parte de algumas forças políticas”, desabafou o vereador.
No dia 07 de maio Tião Dantas foi entrevistado no programa Revista Geral, da Rádio Sisal FM. Na ocasião, o vereador comentou a demora no início do bombeamento da água para Nova Palmeira.
A fala de Tião Dantas refletiu o estado de ansiedade dos moradores de Nova Palmeira e Picuí pela expectativa de chegada da água nas torneiras das suas casas.
Ele discorreu sobre as obras e serviços que estão sendo realizados pela Cagepa a fim de viabilizar o bombeamento para as cidades e, ao ser questionado sobre o fornecimento de água do Caraibeiras especificamente para o município de Picuí, esclareceu que a população precisaria ter cautela.
O motivo da preocupação do vereador, desde sempre, tem sido a capacidade de vazão do sistema adutor de Picuí.
Ele deixou claro para os ouvintes que o fornecimento de água para a cidade não teria as mesmas facilidades técnicas presentes no sistema de Nova Palmeira. Também explicou que o baixo diâmetro da tubulação e a ausência de registros de manobra em vários pontos do sistema prejudicarão os consumidores nas áreas mais altas de Picuí.
“Sou vereador e fui à rádio na condição de representante do povo. Inicialmente deveria falar apenas sobre o coronavírus. Mas, ao ser questionado sobre a demora na conclusão do serviço da companhia não poderia responder com fantasia. Falei a verdade, preservei o meu mandato, protegi a Cagepa das falsas expectativas geradas em Picuí e respeitei a inteligência dos ouvintes”, defendeu-se Tião.
Defesa formal e compromisso da Cagepa
Tião informou o problema ao presidente da Câmara, vereador Zé de Souza, que garantiu a defesa do parlamentar através da assessoria jurídica do Poder Legislativo.
“Estou muito tranquilo e continuo buscando soluções para antecipar a chegada da água do Caraibeiras em Nova Palmeira. Na semana passada visitei as instalações da Cagepa na cidade e vi que é possível fazer uma ligação emergencial entre o açude e a antiga caixa d’água”, disse Tião Dantas.
De acordo com o vereador, após a conclusão da nova caixa d’água elevada e da interligação da rede à Estação de Tratamento de Água (ETA compacta), a Cagepa fará a mudança para o novo sistema de bombeamento.
“Não tenho dúvidas do compromisso da companhia com a reativação do sistema e não quero acreditar que as forças políticas estão atrasando a obra para a água chegar às torneiras no período próximo à eleição”, disse Tião. “Tenho sempre o objetivo de antecipar os benefícios e ajudar as pessoas, nunca de protelar as ações e prejudicar a coletividade”, finalizou.
Com Manassés de Oliveira