Em Nova Palmeira-PB, vereador apresentará projeto que proíbe a queima de fogos de artifícios sonoros no município

Por - em 3 anos atrás 257

No município de Nova Palmeira, Seridó Paraibano, o vereador Sebastião Hugo Dantas (foto), mais conhecido por Tião Dantas (PL), vai apresentar na volta do Período Legislativo da Câmara Municipal, um Projeto de Lei que proíbe a queima e soltura de fogos de artifícios sonoros no município.

De acordo com o que apuramos, a propositura foi ideia da ex-vereadora Lorena da Silva Costa, mas ficou pelo caminho, devido a resistência de alguns setores da comunidade.

Vários internautas já iniciaram os comentários sobre a matéria em redes sociais; uma senhora filha natural e residente em Nova Palmeira, através de seu perfil, classificou o projeto como necessário e interessantíssimo: “O vereador Tião irá trazer de volta para discussão na Câmara de vereadores de Nova Palmeira o Projeto de Lei, de autoria de nossa amiga Lorena, que trata sobre a proibição da soltura e queima de fogos de artifícios no nosso município, levando em consideração a causa animal, os autistas e idosos e também as pessoas que simplesmente se assustam e que até passam mal, o projeto é interessantíssimo e necessário” – pontuou.

A educadora Ceiça Costa também se posicionou: “Diga não ao tiroteio dos fogos de artifício! Respeite os animais, os idosos, os bebês, os autistas e quem mais se incomoda, inclusive a atmosfera…”.

A senhora Josefa Batista Dantas disse que a ideia é maravilhosa: “Ideia maravilhosa! porque fogos não festeja nada só dá medo. Pra falar verdade até hoje eu tenho trauma de fogos, e os animais nem se fala!”

O parlamentar mirim Nova-palmeirense, está ciente que a matéria deverá causar muitos questionamentos, mas ouvirá a sociedade a respeito do tema.

 “A nossa ideia é fazer a discussão desse projeto ouvindo primeiro a nossa sociedade, com promoção de audiências pública, abaixo-assinado, enquetes, entre outros mecanismos de participação popular e só depois abrir o debate na câmara de vereadores de Nova Palmeira. Sabemos que haverá resistências e apoio a matéria em nossa cidade, mas, estamos abertos e convictos da necessidade de pautar essa demanda tão importante e clamada por boa parte de nossa gente” – pontuou.

Segundo informação, um ou dois segmentos locais são contrários ao projeto, mas o vereador irá ouvir a sociedade, para depois apresenta-lo para o debate e avaliação dos colegas vereadores na Tribuna da Câmara, “Casa José Bezerra de Medeiros”.

As sessões ordinárias na Câmara Municipal voltarão no próximo dia 7, de forma presencial, mas sem a presença de público, devido o aumento de casos positivos da covid 19 no município. As sessões serão transmitidas pelos perfis do Poder Legislativo Municipal, nas redes sociais.

Francisco Araújo

    Sem tags.