Em Pedra Lavrada-PB, Vereadora pede CPI para apurar irregularidades no instituto de previdência do município

Por - em 5 anos atrás 238

A vereadora de Pedra Lavrada, Seridó paraibano, Cleinha Solon (PT) anunciou na manhã desta sexta-feira (1), que irá lutar na Câmara Municipal, pela instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades no Instituto de Previdência Municipal de Pedra Lavrada (IPMPL).

Em nota, a parlamentar pontou que o grande objetivo da CPI será o combate à desinformação e para investigar o que aconteceu para o IPMPL ter se tornado o maior problema financeiro do município.

“As pessoas precisam saber a verdade e precisamos parar de nos comportar como se também não tivéssemos responsabilidade sobre o nosso Instituto. Por isso, se faz necessário que a Câmara Municipal de Pedra Lavrada discuta o assunto, ou melhor, tenha a coragem de investigar a trajetória do Instituto desde sua criação até os dias atuais”, disse.

Segundo o artigo 51º do Regimento Interno da Câmara de Pedra Lavrada, a Câmara poderá constituir Comissões Especiais de Inquérito, com a finalidade de apurar irregularidades administrativas do Executivo, da Administração indireta e da própria Câmara. Para isso, a vereadora precisará apresentar as denuncias sobre as irregularidades do IPMPL e a indicação das provas deve constar no requerimento que irá solicitar a Constituição do Inquérito.

A CPI terá poder de investigação própria de uma autoridade judicial e só pode ser criada pela Câmara mediante requerimento assinado por 1/3 dos vereadores da Casa Legislativa lavradense.

Com Anderson Eliziário