Em Picuí-PB, agricultores cadastrados voltam a receber água da operação carro-pipa
Por - em 4 anos atrás 274
Após aprovação do orçamento 2021 pelo Congresso Nacional, a partir desta segunda-feira (05), a operação carro-pipa do Governo Federal estará retornando ao município de Picuí PB.
A operação carro-pipa é um programa emergencial do Governo Federal, coordenado pelo Exército Brasileiro, em parceria com os municípios, e em Picuí está sobre o comando do 1º Batalhão de Engenharia e Construção – BEC – sediado no município de Caicó RN.
De acordo com coordenador municipal Edson Santos, atualmente Picuí conta com 258 pontos de abastecimentos cadastrados na zona rural e nos distritos de Santa Luzia e Serra dos Brandões, atendendo um público de aproximadamente 5.500 habitantes.
Desde o dia 10 de fevereiro que o programa estava suspenso em todo o Nordeste por falta de autorização orçamentária do governo, fato que se repete todos os anos em razão do atraso do orçamento. Com a aprovação do PLN 1/21 no Congresso Nacional, no dia 17, e com a publicação da Lei 14.127, de 22 de março, foi ampliada a execução orçamentária provisória para este ano, abrindo crédito extraordinário para a retomara da OCP Federal em sua integralidade. Com isso, o Exército Brasileiro está retornando com as atividades de abastecimento de água nas cisternas cadastradas no município.
Segundo Edson, 5 pipeiros estão devidamente legalizados e um total de 278 carradas de água são previstas para distribuição no mês de abril. Os beneficiários responsáveis pelo recebimento do precioso liquido, devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura para se informar sobre a data do recebimento. O telefone é o 3371:2373.
Francisco Araújo/ClickPicuí