
Em Picuí-PB, Dia de Finados tem movimentação intensa nos cemitérios do município
Por - em 3 anos atrás 225
O feriado do dia de finados teve uma movimentação intensa nesta terça-feira (02), nos cemitérios do Monte Santo, São José e nos distritos de Santa Luzia do Seridó e Serra dos Brandões em Picuí, Seridó paraibano. Durante todo o dia familiares e amigos visitaram os túmulos onde seus entes queridos foram sepultados.
A comercialização de velas, grinaldas e coroas de flores, ocorreu com bastante intensidade durante todo dia, conforme depoimento dos ambulantes.
O dia de finados tem por objetivo principal relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram, bem como (para os católicos) rezar pela alma deles, haja vista que, de acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no Purgatório passando por um processo de purificação. Por essa razão, a alma necessita de orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige. Nesse contexto, o Dia de Finados era conhecido na Idade Média como “Dia de todas as Almas”, dia esse que sucedia o “Dia de todos os Santos” (comemorado no dia 1º de novembro).
A Prefeitura Municipal de Picuí, através da Secretaria de Infraestrutura, preparou os quatro cemitérios públicos localizados na cidade e distritos para receberem os visitantes, realizando com sucesso o planejamento com desvio do trânsito na frente do cemitério do Monte Santo, organização do comércio informal, limpeza e fiscalização das medidas de prevenção e combate à Covid-19.
Este ano, a prefeitura de Picuí realizou uma reforma que era desejada a muito pela população, que é a ampliação do portão de entrada do cemitério do bairro monte santo. Agora os carros das funerárias também poderão adentrar o local para finalizar algum cortejo fúnebre. A melhoria conta também com bancos localizados nas laterais do portão.
As missas foram realizadas com a capacidade de público reduzido a cerca de 50%, como forma de evitar aglomerações nos cemitérios dos bairros Monte Santo e São José.
Portal do Curimatau