Em Picuí-PB, vereador vota favorável a projeto do prefeito, que poderá ter maioria no legislativo
Por - em 6 anos atrás 597
O cenário político em Picuí mudou de figura na noite dessa segunda feira (27), depois de sofrer sucessivas derrotas em matérias importantes, principalmente no tocante ao orçamento, o prefeito Olivânio passa a ter maioria na Câmara.
O vereador Almir Dantas (DEM), fez um discurso épico na sessão ordinária da Câmara Municipal, ao anunciar que votaria favorável ao projeto de Lei de autoria do prefeito Olivânio, no qual solicitou abertura de crédito suplementar de 14% ao orçamento vigente. Os vereadores já haviam reprovado a matéria por diversas vezes, inviabilizando a execução do orçamento municipal.
O prefeito dependia dessa aprovação para poder pagar a folha de pessoal, aquisição 4 (quatro) veículos para a saúde, incluindo duas ambulâncias, além de projetos de pavimentação, projeto do matadouro, conclusão da UPA, projeto de saneamento básico, além de outros projetos importantes.
Sem comunicação previa ao grupo de oposição e ao grupo de situação, o vereador Almir Dantas Fernandes (DEM), votou pela aprovação do credito suplementar em 14%, atendendo a proposta feita pela gestão municipal.
“Essa questão da suplementação orçamentária, como todo mundo sabe, é um remanejo de verbas de uma conta onde o recurso não foi totalmente utilizado para outra conta onde falta recursos. […] Nas gestões passadas, essa mesma câmara, inclusive com vereadores que estão aqui, aprovaram uma suplementação orçamentária. Em 2013, foi de 40%. Em 2014, de 40%. Em 2015, 40% e em 2016, 50%. Porque não aprovar a suplementação para 14%?”. Disse Almir.
O vereador, destacou ainda na sua fala, que visita as casas do povo diariamente, já que é agente de combate as endemias e, sempre recebe cobranças sobre esse impasse nas aprovações de matérias importantes, também reconheceu que a gestão municipal está trabalhando e atendendo seus requerimentos, a exemplo da pavimentação de ruas, razão pela qual, votaria a favor do projeto.
De acordo com o líder do prefeito vereador Jean Barros (PT), a adesão, vem no momento em que o prefeito consolida seu grupo político, com adesões de suplentes de vereadores do grupo opositor, além de outras que devem ser anunciadas em breve. A população compareceu à Câmara e aplaudiu a decisão do vereador.
Com essa votação e se confirmada a adesão em tela, a base do prefeito Olivânio passa a ser maioria na câmara, invertendo o xadrez da política, atualmente o prefeito conta com 5 vereadores (Beto, Jozelma, Jean, Fernando e Del de Ademar).
A Versão do Prefeito Olivânio segundo o Blogueiro Anderson Eliziario
De acordo com o prefeito Olivanio Remígio (PT), disse estar surpreso com o voto do vereador, e que irá “correr contra o tempo” para a publicação da lei.
“Ainda não falei com o vereador, fiquei surpreso, não esperava que ele declinasse seu apoio. Esse apoio veio em um momento crucial. Não tínhamos mais crédito no orçamento para algumas áreas estratégicas, a exemplo da folha de pessoal que já era pra ter sido paga. Vamos correr contra o tempo para poder publicar a lei, bem como a suplementação. Acredito que o vereador fará parte da base a partir de agora” Declarou Olivânio Remígio.
A Versão do Vereador Amir Dantas (DEM)
Questionado se com a aprovação da suplementação estaria aderiando ao projeto de lei ou ao projeto administrativo do prefeito Olivanio, o vereador Almir falou que, por enquanto, ao projeto de Lei.
“Por enquanto, ao projeto de lei. Não sei como o meu bloco vai aceitar essa situação. Vai digerir. Apenas fiz o que achei certo”.
Almir falou que não conversou com o prefeito sobre a matéria ou com algum integrante da base do governo. E que a tendência era que a oposição aprovasse o crédito de 6% para administração municipal.
“Em nenhum momento conversamos, ou tivemos algum contato. A oposição iria aprovar. Mas, só os 6% como se pronunciaram em suas falas. Ou seja, os demais vereadores da oposição queriam aprovar os 6% para o Prefeito. Mas, eu resolvi aprovar os 14% devido, exatamente, em algumas gestões anteriores, a aprovação ter chegado até 50%.Não vejo o porquê não aprovar os 14% que o Prefeito pediu”
Quando perguntado se descartaria uma adesão a base do prefeito Olivânio, Almir falou que o “futuro à Deus pertence”.
“Só precisamos tomar boas decisões e acreditar no que acreditamos. Quando entrei na política não foi pensando em mim, e sim em todas às pessoas que estão a minha volta, já que além de vereador, sou agente de combate a endemias. Tenho um enorme carinho e contato com a População todos os dias. Em relação à política, Só a Deus pertence o nosso futuro. Mas, temos que buscar sempre melhorias para o nosso povo, independente de lado.
Com assessoria/ Anderson Eliziario