Em Soledade, Empaer realiza Dia de Campo sobre palma forrageira com sucesso

Por Redação com Heleno Lima - em 16 minutos atrás 1

Aconteceu na última quinta-feira (15) um Dia de Campo sobre Sistema de Produção de Palma Forrageira, na Estação Pendência, no município de Soledade, no Cariri paraibano.Foto

A proposta foi oferecer capacitação técnica aos criadores, estudantes e extensionistas rurais, por meio de transferência e incorporação de conhecimentos e tecnologias, para inovar os atuais sistemas de produção de caprinos da agricultura familiar, no Cariri, possibilitando consolidar o Arranjo Produtivo Local (APL), com base em resultados experimentais.

O evento, organizado pela Empaer em colaboração com a Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, com apoio financeiro do Banco do Nordeste, e parcerias com a UEPB, UFCG e a Cooperativa dos Produtores Rurais de Monteiro (Capribom).

Foto“O evento pretendeu ser um espaço de transferência de conhecimentos e tecnologias que podem transformar os métodos tradicionais da produção, contribuindo para a sustentabilidade e desenvolvimento da agricultura familiar”, comenta o pesquisador Wandrick Hauss de Sousa, coordenador do Dia de Campo.

Foi elaborada uma programação que incluiu abordagens teóricas e práticas, quando os participantes aprenderam sobre as melhores práticas de cultivo de palma forrageira, como também conheceram os resultados experimentais realizados pela equipe de pesquisadores da Empaer.

“A iniciativa visa não apenas melhorar a produtividade local, mas também fortalecer o Arranjo Produtivo Local (APL), promovendo a colaboração entre os produtores e favorecendo a troca de experiências”, afirmou o pesquisador.

A programação começa com o credenciamento a partir das 7h30 e abertura pelo diretor de Pesquisa Agropecuária, Aderval Monteiro Valença Dias, às 8h30.

O secretário executivo da Secretaria da Agricultura Familiar e do Árido, Bivar Duda, destaca a importância do Dia de Campo pela oportunidade que estava sendo dado aos criadores para conhecer as tecnologias de produção de palma o que, em período de longas estiagens, permite aos criadores manter seus rebanhos.

O prefeito de Gurjão José Elias (PSB), disse que o evento traz alternativas para que os criadores possam criar seus rebanhos tendo

“um importante suplemento alimentar” e destaca a parceria com a Empaer que está contribuindo para o crescimento da caprinoovinocultura na região, aquecendo a economia do semiárido paraibano.

Também estiveram presentes ao evento, o diretor Administrativo e Financeiro da Empaer, Jailson Lopes, além de pesquisadores, estudantes, extensionistas rurais da Empaer e criadores de vários municípios da região.

O evento foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada a Sedap.

    Sem tags.