Emparn projeta melhora no período chuvoso de 2026 no Rio Grande do Norte
Por Redação com Emparn - em 11 minutos atrás 1
Após um ano marcado por seca severa, o Rio Grande do Norte pode ter um cenário mais favorável em 2026. Segundo a Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), a expectativa é de mais chuvas em 2026 no RN, especialmente durante os meses de março e abril, que são decisivos para o período chuvoso no estado.
De acordo com os técnicos, as chuvas devem começar a se intensificar a partir do dia 20 de janeiro, avançando gradualmente ao longo de fevereiro. Apesar da expectativa de melhora, algumas regiões do estado ainda enfrentam situação delicada. O Seridó e o Alto Oeste potiguar continuam sob condição de seca, devido à ausência de chuvas na pré-estação chuvosa.
No entanto, a Emparn projeta que, na segunda quinzena de janeiro e nas primeiras semanas de fevereiro, ocorram precipitações suficientes para iniciar a recuperação gradual dessas áreas.
As chuvas devem começar pelo Alto Oeste, influenciadas pela umidade vinda do Vale do Rio Piranhas e do Jaguaribe, no Ceará. Em seguida, as precipitações avançam para o Seridó, regiões do Vale e, posteriormente, atingem outras áreas do interior e o litoral potiguar.
Com isso, a expectativa é de um primeiro trimestre mais promissor, trazendo alívio para setores fortemente impactados pela seca nos últimos anos.
