Escola de Picuí é reconhecida pelo MEC como Inovadoras e Criativa no Brasil
Por - em 9 anos atrás 667
Na Paraíba apenas 4 escolas foram selecionadas, saiba quais: Em Bananeiras a Escola Nossa Senhora do Carmo, em João Pessoa Projeto Beira da Linha, em Monteiro Escola Estadual de Ensino Médio Bento Tenório de Sousa e em Picuí Escola Estadual Professor Lordão.
Exatas 178 instituições educacionais brasileiras, entre organizações não governamentais, escolas públicas e particulares, foram reconhecidas pelo Ministério da Educação como exemplos de inovação e criatividade na educação básica. Interessado em identificar e conhecer iniciativas inovadoras para saber em que medida elas podem contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira, o Ministério da Educação lançou chamada pública em setembro passado, à qual se apresentaram 682 entidades.
Depois de criteriosa avaliação, a seleção foi realizada. Constam da lista 138 instituições que já trilham um longo caminho na prática da inovação e 40 organizações que estão caminhando na direção da inovação com vistas a garantir qualidade à educação oferecida. O Ministério vai acompanhar o desenvolvimento de todas.
As organizações selecionadas traçam o perfil da inovação na educação do país. Elas estão presentes nas cinco regiões brasileiras e sua distribuição corresponde à da população: mais da metade (50,8%) estão na Região Sudeste, seguida da Região Nordeste (21,9%), Sul (13,7%), Centro-Oeste (8,7%) e Norte (7,6%).
O projeto politico pedagógico é construído pelos professores, alunos, funcionários, pais e a comunidade, sendo atualizado duas vezes por ano, quando toda a escola se reúne. As reuniões entre pais e mestres, do conselho escolar e do grêmio estudantil são espaços privilegiados de debates democráticos para a construção, reflexão e reformulação das ações pedagógicas. Como resultado, durante o aluno letivo, os estudantes participam de, no mínimo, dois projetos, seja de iniciação científica, artística, esporte, liderança ou sustentabilidade. Os projetos incluem pesquisas fora do ambiente escolar e ações como a feira de ciência, realizada anualmente. Atualmente a escola, que participa do programa Ensino Médio Inovador, conta com mais de vinte projetos de arqueologia, astronomia, leitura, teatro, danças regionais, ginástica acrobática, sustentabilidade, sexualidade, aeromodelismo, robótica e cidadania. Promotoria Pública e Conselho Tutelar auxiliam a escola a manter as famílias orientadas e os filhos na escola.
Clique Aqui e conheça as 178 organizações como inovadoras e criativas reconhecidas pelo MEC.
Ascom/MEC