Funcionários da Petrobras iniciam greve nacional por tempo indeterminado

Por Redação com Rodrigo Silva - em 4 minutos atrás 1

Trabalhadores do Sistema Petrobras iniciaram, à zero hora desta segunda-feira (15), uma greve nacional por tempo indeterminado. O movimento foi convocado após a rejeição da segunda contraproposta apresentada pela estatal para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

De acordo com a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a paralisação começou ainda na madrugada, com a entrega da operação de plataformas localizadas no Espírito Santo e no Norte Fluminense às equipes de contingência da empresa. No Terminal Aquaviário de Coari, no Amazonas, a adesão ao movimento foi total, segundo a entidade sindical.

Ainda conforme a FUP, trabalhadores de seis refinarias também aderiram à greve na manhã desta segunda-feira e não realizaram a troca de turnos das 7h. Estão sem revezamento as refinarias Regap, em Betim (MG); Reduc, em Duque de Caxias (RJ); Replan, em Paulínia (SP); Recap, em Mauá (SP); Revap, em São José dos Campos (SP); e Repar, em Araucária (PR).

Os sindicatos afirmam que a contraproposta da Petrobras não apresentou avanços considerados satisfatórios em pontos centrais da negociação, como uma solução definitiva para os Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs) da Petros, melhorias no plano de cargos e salários e garantias relacionadas à manutenção da Petrobras como empresa pública.

    Sem tags.