Gestão Unificada do Governo da Paraíba instala Projeto Ecoprodutivo em Picuí
Por - em 8 anos atrás 609
Nesta terça feira (19) e quarta feira (20), foi instalado e dado o primeiro passo para a implantação do Projeto “Ecoprodutivo” pelo Governo do Estado por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater (GU), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), na região da serra do município de Picuí.
Com a criação da “Associação Ecoprodutiva de Mato Grosso” e efetiva participação das comunidades beneficiadas foi elaborado o Diagnóstico Rural Participativo, o Plano de Ação do Projeto Eco Produtivo que beneficiará 156 famílias e 624 pessoas indiretamente, num trabalho a ser executado por uma equipe de técnicos extensionistas e pesquisadores da Gestão Unificada. A iniciativa visa o desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento socioeconômico das comunidades.
O pólo do Projeto “EcoProdutivo” esta sendo implantado na região rural de Mato Grosso, beneficiando também, as comunidades de Lagoa do Canto e Lagoa Cercada.
As comunidades em tela serão contempladas com acervo de livros para a criação de sua biblioteca. Também, por meio de comodato, receberá um veículo para uso da Associação.
O líder político da região serrana Zé Onildo e seu irmão vereador Vidal Negreiros (PTB), representante da região no parlamento mirim, reconheceram o esforço do governo, através do prestígio do deputado Buba Germano, em levar estas ações até as famílias, o que considerou um projeto de grande dimensão social em favor do agricultor familiar e de muito significado para o município.
Já o presidente eleito da Associação Arnaldo Xavier, também agradeceu pela implantação do projeto e disse que desde quando os técnicos e pesquisadores estiveram no local, ao lado do Presidente da Gestão Unificada Nivaldo Magalhães, Diretor da Emater Wlamink Saraiva, acompanhados pelo deputado Buba Germano (PSB), passaram a confiar de que o projeto seria executado.
Para o presidente da GU, Nivaldo Magalhães, a proposta é buscar a sustentabilidade de áreas produtivas em comunidades, para fortalecer o desempenho socioeconômico e ambiental das unidades familiares atendidas. É importante a participação de parceiros, como a prefeitura de Picuí e integrantes das comunidades para a consolidação do projeto. Será dada ênfase ao agronegócio a preservação das nascentes, matas ciliares e formação de agentes multiplicadores dessas ações. Concluiu.
Segundo o diretor Técnico da Emater Vlamink Saraiva, que esteve presente ao evento, o projeto busca atender as comunidades integrantes com mudas frutíferas, implantação de pomar individual, hortas caseiras e quintais produtivos. Haverá produção de mudas nativas florestais para recuperar as nascentes e matas ciliares. O plantio de campos de palma forrageira servirá de suplementação de ração animal. Consta o desassoreamento de lagoas, perfuração de poços, construção de barragens subterrâneas e instalações de dessalinizadores.
O projeto pretende desde que priorizado no Plano de Ação, a realização de cursos sobre educação ambiental, resíduos sólidos e coleta seletiva, segurança alimentar, processamento de frutas, associativismo, informática, manejo sobre criação de caprinos e ovinos. As atividades de apicultura, suinocultura, avicultura, piscicultura e bovinos serão estimuladas.
“O evento se constituiu em oportunidades para renovar a esperança de dias melhores, estampados nos semblantes dos agricultores familiares”. Disse Zé Onildo, proprietário rural na comunidade e líder político da região.
No encontro realizado na comunidade Mato Grosso nesta terça e quarta (20), compareceu extensionistas da Emater, secretário de agricultura do município, agricultores das comunidades beneficiadas, todos envolvidos no processo de discussões e implantação do Eco produtivo.
Portal do Curimatau