
Laudo da Polícia Científica descarta intoxicação por metanol em morte de jovem de Baraúna-PB
Por Redação com PCPB - em 4 horas atrás 3
Um laudo emitido pelo Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC/PB) concluiu que a morte de Rariel Dantas, de 32 anos, não foi provocada por intoxicação por metanol. O falecimento ocorreu no último sábado (4), em Campina Grande, município localizado na região do Agreste paraibano.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Dr. Ari Reis, os testes realizados — incluindo exames de sangue, urina e análise da bebida consumida por Rariel no município de Baraúna, localizado na região do Curimataú do estado — deram resultado negativo para a substância.
Ele informou ainda que um segundo exame será conduzido para identificar a verdadeira causa da morte.
Rariel faleceu no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernade, seidado na cidade campinense, após sofrer três paradas cardiorrespiratórias. Antes disso, havia sido internado no Hospital Regional Felipe Tiago Gomes, sediado no município de Picuí, também situado na região do Seridó do estado, e, devido à gravidade do quadro, foi transferido para a unidade de Campina Grande, onde não resistiu.
Segundo Ari Reis, o homem vinha ingerindo bebidas alcoólicas há três dias e apresentava sintomas que, inicialmente, levantaram suspeita de intoxicação por metanol. O corpo foi encaminhado ao IPC/PB de Campina Grande, onde amostras foram coletadas para exames complementares.
Pais lamentam a perda do filho
Os pais de Rariel Dantas lamentaram profundamente a morte do filho e contaram detalhes dos últimos momentos antes da internação.
A mãe, Rosilene Dantas, afirmou que o filho tinha consciência de que o álcool estava prejudicando sua saúde e havia prometido abandonar o vício caso se recuperasse.
“A gente conversava direto [com ele], todo dia dentro de casa [para parar com o consumo de bebida alcoólica], mas ele bebia. Tinha controle não. Era muito bom filho. Deu muita tontura, vomitou muito, ardor no estômago. Ele me disse: ‘mãe, se eu escapar dessa, não quero mais saber de bebida’. Eu disse: ‘muito bem, meu filho, queira não, queira mais estar bebendo não, porque bebida está lhe ofendendo'”, relatou Rosilene.
Atendimento médico e evolução do caso
A enfermeira Raiane Dantas, coordenadora da atenção básica de Baraúna, explicou à TV Paraíba que a vítima procurou a unidade de pronto atendimento da cidade com sintomas que pareciam ser de embriaguez.
“Ele deu entrada na unidade de pronto atendimento e foi atendido com sintomas de embriaguez. De contaminação de metanol, ele só apresentou dois sintomas, que foi a dor abdominal e episódios de vômito constante. Ele foi atendido, estabilizado, não apresentava nenhum sinal de gravidade, todos os sinais normais, mas uma dor que persistiu mesmo após a medicação. Então, o que aconteceu? A enfermeira que estava de plantão regulou o paciente pro Hospital Regional de Picuí. Lá em Picuí, ele evoluiu com sinais de gravidade, complicou e teve rebaixamento do nível de consciência, precisou ser entubado, foi encaminhado para UTI e da UTI transferido para o Trauma de Campina Grande”, relatou a profissional.
Raiane destacou ainda que o homem fazia uso frequente de álcool e havia ingerido a mesma bebida por vários dias consecutivos, fato confirmado pelos familiares e pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES/PB).
“Ele era um alcoolista, lutava contra isso. Ele tinha um uso de álcool constante, tanto é que ele estava bebendo, segundo o relato dos familiares, há três dias seguidos, sem se alimentar. Durante esses três dias, quando ele deu entrada aqui no pronto atendimento, além dele, outras pessoas aqui da região também apresentaram um tipo de sintoma. Outras três pessoas, por coincidência ou não, utilizaram a mesma cachaça, mas em ambientes diferentes”, acrescentou a enfermeira.
Operação em depósito de bebidas
Após a suspeita de intoxicação por bebida adulterada, a PCPB e a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (AGEVISA) realizaram uma operação em Baraúna, também no sábado (4).
Durante a ação, a Agevisa interditou um depósito de bebidas que operava sem certificações e onde foram encontrados frascos com sinais de reutilização.
Diversas bebidas foram apreendidas — parte encaminhada ao IPC para análise pericial e outra parte recolhida pela Agevisa. Segundo a delegada Nercília Dantas, o proprietário do local, responsável pela distribuição das bebidas na cidade, foi ouvido na delegacia. A Polícia Civil deve divulgar em breve a quantidade total de produtos apreendidos.