
Mais de 1 mil desempregado em Cuité-PB
Por - em 8 anos atrás 445
A organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê aumento da taxa de desemprego no Brasil para 12,4% em 2017, quase 1 ponto percentual maior do que o ano passado. Isso representará incremento de 1 milhão e 200 mil pessoas desempregadas no país, como efeito da pior recessão dos últimos tempos.
Na região do Nordeste a situação ainda é mais agravante, ao conviver com a pior seca dos últimos 50 anos. São pelo menos cinco anos sem bom inverno. Em Cuité região do Curimataú paraibano convive com a crise hídrica e o seu único açude ( Cais ) que abastasse a cidade está completamente vazio.
A promessa de campanha do prefeito eleito Charles Camaraense era reduzir a taxa de desemprego no município para reduzir o êxodo. Apesar do esforço do prefeito em atrair empresas para gerar emprego e renda no município, essa é a pior crise econômica que ultrapassa o Brasil , alguns economistas não vê perspectiva de melhora a curto prazo.
Emprego deve ser um dos maiores pedidos aos prefeitos, a máquina pública não tem como absorver a demanda até mesmo pela Lei de Responsabilidade Fiscal e a porta de entrada em emprego público deve ser o concurso público.
São pelo menos 1 mil currículos a procura de emprego em Cuité, esse número deve ser maior em razão de algumas demissões no comércio formal, informal e de comissionados na prefeitura local.
Segundo informações diante do decreto “ Calamidade Financeira “ na prefeitura, tem funcionários legalmente acumulando funções em razão do caos encontrado na administração pública. Na região alguns empregos estão garantidos , estes para familiares de prefeitos e vice-prefeitos na prática do nepotismo.
Com Dema Macedo e OIT