NOVA PALMEIRA – PB: COOGARIMPO INAUGURARÁ UNIDADE DE BENEFICIAMENTO NESTA TERÇA –FEIRA.
Por - em 11 anos atrás 814
Nesta terça- feira, dia 25 de fevereiro de 2014, a cooperativa dos mineradores de Nova Palmeira, Paraíba-COOGARIMPO-inaugurará a Usina de beneficiamento de pegmatitos e centro de lapidação de Pedras Francisco Paulo de Oliveira(In memoriam). Localizada na PB177, km 55,Zona Rural de Nova Palmeira.
O Presidente da cooperativa o Senhor, José Francisvaldo dos Santos Pereira, bem como todos que fazem a COOGARIMPO, convidam toda a população para a cerimônia de inauguração que iniciará as 10hs da manhã.
“Sonho realizado, resultado de muitos anos de luta, configurando-se na redenção de muitos que verdadeiramente acreditaram e participaram disso comigo, essa unidade vai gerar uma mudança de vida total aos mineradores, gerando emprego e renda . Os minerais extraídos em nossa região, após serem beneficiados serão comercializados na indústria cerâmica, sendo utilizados para a fabricação de pisos, louças sanitárias, tintas e porcelanato. Aumentado a renda e agregando valor aos minérios extraídos na região. ” Ressaltou Francisvaldo.
Em parceria com o IFPB-Campus Picuí á COOGARIMPO, irá oferta um curso de lapidação de pedras. Através do programa Mulheres Mil, que oferece cursos de profissionalização e complementação de estudo às mulheres em vulnerabilidade social. O curso será ofertado em parceria com a prefeitura da cidade. Serão beneficiadas 50 mulheres.
Segundo o pesquisador e técnico em mineração Antonio de Pádua Sobrinho, o setor da mineração tem grande representatividade econômica na região, o apoio do governo do estado através da CDRM/PB, SEBRAE /PB, além de outros e órgãos e instituições tem tido um papel importante neste projeto, que é legalizar, formalizar e mudar este cenário existente a mais de 7 décadas, com o objetivo de melhorar este segmento tão promissor que é a mineração. Os recursos do Cooperar e do Empreender, estão sendo fundamentais, com a chegada destas tecnologias o setor mineral está sendo fortalecido. “Acredito no trabalho e nas ações que vem sendo realizadas, o cooperativismos vislumbra um futuro promissor para a atividade, o fortalecimento do mesmo proporcionará ganhos significativos para a região, principalmente para as questões tributárias, ambientais e sociais. "Disse.