Os 6 Soldados de Herodes em Picuí
Por - em 3 anos atrás 189
Em pleno dia de Natal, volto a escrever para os cidadãos picuienses por pura necessidade. É que o nosso município está parando, está sendo asfixiado pelo simples fato de que os 6 vereadores da oposição, que aqui passo a chamar de “os 6 Soldados de Herodes”, não querem votar o Orçamento 2022 e as mudanças no Código Tributário. Assim fazendo, os 6 vereadores da oposição estão condenando Picuí ao atraso, ao retrocesso – às trevas. E porque hoje é Dia de Natal, lá vai mais uma crônica escrita sobre o que estamos vivenciando, fazendo analogia aos primeiros dias do nascimento de uma criança no Oriente Médio de 2 mil anos atrás…
Sim, Jesus nasceu! E os 3 Reis Magos acabaram de presentear a criança com ouro, incenso e mirra – presentes que, transportados para o Picuí de mais de 2 mil anos depois, podem muito bem significar progresso, desenvolvimento e esperança por dias melhores. O resto da história, a maioria dos cristãos já conhece, a de que Herodes, “o Grande”, ao saber do nascimento da criança e para evitar que ela “fizesse sombra” ao seu trono, ordenou aos seus soldados que passassem no fio da espada todas as crianças menores de 2 anos nascidas na região. E assim os soldados de Herodes fizeram, mataram milhares de inocentes…
Pois bem. Transportando a história para os dias atuais e com as devidas licenças poéticas, caso os 6 vereadores da oposição persistam em não votarem o Orçamento 2022 e as mudanças necessárias à Lei Tributária do orçamento, estarão condenando à “morte cidadã” não somente milhares de crianças picuienses, mas toda a população do município. “- Que exagero, Fabiana! Que mulher maniqueísta, suas palavras são puro maquiavelismo”, bradará do lado de lá, a oposição às minhas palavras. Não é não, adoradora edirmacederesca, não mesmo! Se assim escrevo, é porque preciso tocar o coração dos 6 vereadores da oposição com o mais fino remédio, com o remédio advindo da História sagrada, porque as doenças graves exigem remédio amargo, já diziam os sábios de outrora!
Caso os 6 vereadores opositores ao desenvolvimento de Picuí persistam em não aprovar o Orçamento 2022 e as mudanças ao Código Tributário, Picuí irá parar, esta é a mais pura verdade. Picuí, além de parar, não terá chances de crescer, porque serão jogados fora mais de 2 mil empregos que estão por vir para o nosso município! Ao atenderem à “ordem imperial”, tal qual os soldados de Herodes, os 6 vereadores da oposição, estarão “apenas executando ordens” do maioral e, assim fazendo, farão jorrar das entranhas municipais, a miséria, a fome e o luto em todo o nosso Picuí.
… Reza ainda o Novo Testamento que, alertados por um anjo, José e Maria conseguiram fugir para o Egito, salvando Jesus da sanha assassina do rei judeu, tributário dos romanos. Fugiram para salvar a vida do Redentor da Humanidade. Pois bem. Caso os 6 vereadores da oposição persistam em atender aos comandos do Herodes do século XXI, estarão executando o maior massacre ao desenvolvimento do nosso município! Repito: estarão condenando à morte cidadã, todos os munícipes picuienses. E mais ainda: centenas de picuienses precisarão tentar a sorte em outros lugares, porque aqui não terão como sobreviver…
É isto que vocês querem, Aldemir, Ataíde, Ednalva, Inácio Mototáxi, Wagner e Ynaiê? Vocês estão preparados para serem responsabilizados por tudo o que de pior irá acontecer a Picuí de amanhã em diante? Não creio. Não acredito que haja maldade em vossos corações. Não é possível que vocês não sejam pessoas do bem; o que imagino aqui com meus botões, é que vocês estão sendo manipulados por quem não quer ver o melhor para Picuí. Só pode ser isso.
E porque hoje é dia de Natal, clamo ao Redentor do mundo que toque o coração de cada um dos 6 vereadores da oposição a Picuí. Que hoje, ao dormirem, cada um deles sonhe com dias melhores para todos nós e que, ao acordarem, tragam em seus corações, a centelha do divino que habita em cada ser humano. Porque as trevas ficam para quem é do mal, e tenho certeza que eles estarão ao lado do bem, que eles jamais executarão uma ordem parecida com aquela perpetrada por Herodes, por ocasião do massacre dos inocentes.
Feliz Natal, Picuí!
Fabiana Agra, Natal de 2021