Padre Ibiapina é homenageado com título póstumo de Cidadão Paraibano

Por Redação com Ascom - em 14 minutos atrás 2

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou nesta quinta-feira (19), uma homenagem em memória do Padre Ibiapina, concedendo ao missionário o título póstumo de Cidadão Paraibano. A iniciativa foi proposta pelo deputado Chió (Rede). A cerimônia aconteceu no Santuário Memorial Padre Ibiapina, situado em Santa Fé, distrito de Solânea, município localizado no Brejo paraibano.

A honraria tem como objetivo reconhecer a relevância histórica e o impacto social deixado pelo religioso no estado. Nascido no Ceará, em 1806, Padre Ibiapina dedicou grande parte de sua atuação missionária ao Nordeste, incluindo a Paraíba, onde criou casas de caridade e desenvolveu ações assistenciais que beneficiaram milhares de pessoas. Sua proximidade com as populações mais vulneráveis e o trabalho voltado à evangelização contribuíram para torná-lo uma das principais referências da fé nordestina, recebendo reconhecimento também do Vaticano. Em março de 2025, o missionário foi declarado venerável após o reconhecimento de suas virtudes heroicas ligadas à solidariedade.

“Padre Ibiapina foi um homem que dedicou sua vida ao povo, principalmente os mais vulneráveis; A concessão desse título póstumo representa o reconhecimento oficial do Estado aos serviços prestados pelo padre à população paraibana. A cerimônia no santuário vai reforçar a memória para que, principalmente nos dias de hoje, nós possamos seguir lembrando dos ensinamentos extremamente necessários que o Padre Ibiapina nos deixou e aplicá-los no nosso dia a dia. Levar a missão de cuidar para mais e mais gerações é um dos principais legados do Apóstolo do Nordeste que estamos celebrando”, declarou o deputado Chió, autor da propositura da honraria.

A programação realizada nesta quinta (19) integra a tradicional celebração dedicada ao Padre Ibiapina e reuniu milhares de fiéis, além de autoridades estaduais e representantes religiosos, em um momento de reverência à trajetória do missionário.

    Sem tags.