Pesquisa realizada no campus de Cuité da UFCG desenvolve tecnologias para a educação em saúde sobre o diagnóstico precoce do HIV

Por UFCG/Cuite - em 12 meses atrás 106

No enfrentamento da pandemia de HIV e aids, ressalta-se a relevância de estratégias e ações que visem ao diagnóstico oportuno da infecção, que contribui para o tratamento antirretroviral oportuno e, por conseguinte, para a prevenção de novos casos na Comunidade, para a redução da morbimortalidade e para o aumento da qualidade de vida das Pessoas vivendo com HIV. Não obstante à ampla difusão de informações sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do HIV, observa-se que ainda há milhares de pessoas no Brasil que ainda não conhecem seu estado sorológico ou que descobrem tardiamente a infecção, o que aponta para a necessidade de formulação e de implementação de tecnologias educacionais eficazes, criativas, com linguagem acessível e que estimulem a reflexão crítica e uma educação emancipatória geradora de transformação de atitudes e comportamentos, tanto da população quanto dos profissionais de saúde.

Desse modo, desenvolveu-se, no Centro de Educação e Saúde (CES), campus Cuité, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a pesquisa intitulada CONSTRUÇÃO, VALIDAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O DIAGNÓSTICO OPORTUNO DA INFECÇÃO PELO HIV, que apresentou como objetivo geral: Construir e validar tecnologias educacionais para o diagnóstico oportuno da infecção pelo HIV, direcionadas a usuários de saúde e a profissionais da Atenção Primária à Saúde. Assim, foram produzidas as seguintes tecnologias para educação em saúde, sob supervisão e orientação da Profa. Dra. Luana Carla Santana Ribeiro (UAENFE/CES/UFCG):

1. Vídeo educativo intitulado “Descobrir cedo o HIV pode salvar sua vida! Não deixe pra depois!”. O objetivo desse vídeo é conscientizar jovens e adultos sobre a importância do diagnóstico precoce do HIV. Ao longo do vídeo, atores (na maioria, discentes do Centro de Educação e Saúde) retratam depoimentos baseados em histórias reais de pessoas que descobriram a infecção, e profissionais de saúde discorrem sobre o diagnóstico precoce, formas de prevenção e métodos de testagem. Assista o video na íntegra no link: https://youtu.be/wnXjB-anxu4 Desenvolvido por Maria Eduarda Figueiredo Silva, em seu projeto PIBIC 2022/2023 (estudante do Curso de Bacharelado em Enfermagem do CES/UFCG), sob orientação da Profa. Dra. Luana Ribeiro, com a parceria de Giva Brito, na produção e edição do vídeo.

2. Orientações para o diagnóstico oportuno da infecção pelo HIV: Guia para profissionais da Atenção Primária à Saúde. Destina-se aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) e tem como objetivo fornecer recomendações atualizadas sobre o diagnóstico oportuno da infecção pelo HIV na comunidade. Desenvolvida por Mariana Érica da Silva Paixão, em seu Trabalho de Conclusão de Curso (egressa do Curso de Bacharelado em Enfermagem do CES/UFCG), sob orientação da Profa. Dra. Luana Ribeiro.

Guia para profissionais da Atenção Primária à Saúde

3. Cartilha para populações-chave, intitulada DESCOBRINDO CEDO A INFECÇÃO PELO HIV. SE INFORME. SE TESTE. SE CUIDE. O objetivo da cartilha foi falar e orientar homens que fazem sexo com homens, trabalhadoras(es) do sexo e seus clientes, pessoas trans, e pessoas que usam drogas injetáveis, sobre a importância de descobrir cedo o HIV. Desenvolvida por Nara Ramyse Dantas de Medeiros, em seu Trabalho de Conclusão de Curso (egressa do Curso de Bacharelado em Enfermagem do CES/UFCG), sob orientação da Profa. Dra. Luana Ribeiro.

Cartilha – Descobrindo cedo a infecção pelo HIV

    Sem tags.