Picuí, Baraúna, N. Palmeira, F. Martinho e Sossego receberão o carro fumacê para combate do mosquito aedes aegypti.
Por - em 1 ano atrás 124
A partir desta segunda-feira (19), os municípios de Picuí, Baraúna, Nova Palmeira, Frei Martinho e Sossego, classificados com alerta epidemiológico, estará recebendo o carro fumacê, devido aos altos índices de infestação predial que há nestes municípios, e também notificações de agravos pelas arboviroses.
O trabalho de combate será feito pela manhã, logo cedo, e no final da tarde, no período de 19 a 22 de junho.
Como prevenção, as pessoas devem cobrir as gaiolas com passarinhos, e abrir as portas das residências e becos, quando o carro for passando para a fumaça adentrar nesses locais.
Fumacê
O fumacê é uma estratégia encontrada pelo governo para controlar as populações de mosquitos, e consiste em passar um carro que emite uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de inseticida que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região. Esta é uma técnica muito utilizada durante períodos de epidemia para eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças como a dengue, Zika e Chikungunya.
Embora não seja a forma mais segura de eliminar mosquitos, é bastante rápida, fácil e eficaz, tornando-se uma das principais armas usadas contra os mosquitos durante epidemias.
Geralmente, a dose usada em uma aplicação é segura para a saúde humana, no entanto, se a aplicação for muito frequente o agrotóxico pode ir se acumulando no corpo, causando alguns danos no sistema nervoso.
Francisco Araújo