Baraúna, Picuí e Cuité lideram o maior número de infectados por Covid-19 no Curimataú e Seridó paraibano

Por - em 4 anos atrás 601

Na tarde noite desta sexta-feira (5), a publicação dos Boletins Epidemiológicos dos 10 municípios do Curimataú e Seridó paraibano, trouxe mais uma vez números preocupantes que demonstra a disseminação rápida do Coronavírus nas regiões em tela.

Os municípios de Frei Martinho e Sossego continuam sendo os únicos que ainda não confirmaram casos positivados por Covid, já Baraúna é o que apresenta nesta sexta (5) o maior número de pessoas infectadas pelo vírus, 53 casos, seguido de Picuí: 29, Cuité: 23, São Vicente do Seridó: 15, , Barra de Santa Rosa:11, Pedra Lavrada: 9, Nova Palmeira: 6, Nova Floresta: 4 e Cubati: 3. Totalizando 163 pessoas infectadas, das quais 15 já foram recuperadas.

A crescente disseminação do vírus nos últimos dias nas regiões do Curimataú e Seridó paraibano vem acompanhada de preocupação dos cerca de 80 mil habitantes existentes nos 10 municípios aqui mencionados.

Os gestores vêm cumprindo rigorosamente todas as orientações da OMS – Organização Mundial da saúde, MS – Ministério da Saúde e SES- Secretaria Estadual da Saúde, mesmo assim não vem evitando o crescente avanço diário do Covid.

De acordo com o prefeito de Frei Martinho e presidente da AMSEC-PB Aido Lira (PSB), a população precisa se conscientizar do grave perigo causado pela pandemia e fazer sua parte no que se refere ao isolamento social.

Barreiras Sanitárias estão sendo implantadas em todos os municípios da região, inclusive com avanço dos serviços nos bairros, distritos e área rural mais habitada a exemplo de Picuí.

“Os números crescente de forma assustadora na região, vem ocorrendo diariamente após a chegada dos testes rápidos no Consórcio Intermunicipal de Saúde, os quais identificam o Covid em apenas 20 minutos”. Disse Aido.

A maior preocupação dos prefeitos é que o Hospital Regional de Picuí, apesar de está bem equipado e com um bom número de profissionais desenvolvendo um trabalho elogiável pela população, não está preparado com UTI e número de leitos suficientes para o atendimento grave dos pacientes da região infectados pelo vírus. Os pacientes com sintomas mais grave têm sido encaminhados para Campina Grande, município referência mais próximo, onde segundo informações já se encontra com cerca de 71% dos leitos de UTIs ocupadas.

Portal do Curimatau

  

Nenhuma descrição de foto disponível.