Picuí e Cubati estão entre os 11 municípios paraibano mais bem avaliados em Sustentabilidade

Por - em 2 anos atrás 241

Os municípios de Picuí e Cubati, localizados no Seridó paraibano, estão inseridos no ranking dos 11 municípios  mais bem avaliados pelo Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) em Sustentabilidade.

Os dados foram colhidos no último dia 30 e fazem referência a todo mês de setembro, permitindo identificar o nível de cada um dos 223 municípios paraibanos.

Os números deste levantamento feitos pelo Instituto Aquila permitem identificar uma cidade como Cidade Excelente. De acordo com o instituto, as Cidades Excelentes são aquelas que proporcionam uma melhor qualidade de vida para os seus cidadãos. Uma Cidade Excelente deve estar em equilíbrio para promover serviços eficientes à sua população. E para traduzir em um único número o indicador que mede o nível de excelência de um município, foi criado o IGMA.

A plataforma foi criada com um olhar municipal. Assim, o Aquila busca engajar a população e os gestores municipais na busca pela melhoria do serviço público e o consequente ganho de qualidade de vida da população. Com essas informações, é possível ao gestor público aprofundar e estratificar as análises dos indicadores que sustentam cada pilar do município, identificando assim quais são as restrições e onde ele deve atuar para promover excelência.

Além disso, o grupo Bandeirantes criou o Prêmio “Band Cidades Inteligentes”, em parceria com o Instituto Aquila, com o objetivo de premiar as cidades que obtêm os melhores resultados a partir da avaliação realizada pelo IGMA.

De acordo com o levantamento foi analisado no item sustentabilidade:

Tratamento do esgoto; Atendimento à coleta seletiva urbana; Recuperação de materiais recicláveis; Perdas na distribuição de água; Percentual de veículos com baixa emissão de poluentes; Concentração de focos de calor, emissão de gases de efeito estufa por habitante; Gestão de riscos e desastres; e Impacto ambiental.

Veja a classificação;

CIDADE   POSIÇÃO        Sustentabilidade (%)

Serraria           1                   91,24

Borborema      2                   85,81

Passagem        3                   85,56

Mato Grosso   4                   80,81

Camp Grande 5                   80,47

João Pessoa   6                   79,52

Cubati           7                   78,99

Arara              8                   77,88

Solânea          9                   77,71

Damião        10                   76,19

Picuí            11                   75,16

Redação com PolêmicaPB

    Sem tags.