Picuí realiza neste sábado (13), “Dia D de Combate a Aedes aegypti”
Por - em 9 anos atrás 688
O município de Picuí, como o País inteiro, promove neste sábado (13/2) o Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti. A ideia é mobilizar famílias no combate ao mosquito transmissor do Zika, que também é vetor da dengue e da chikungunya. Três milhões de famílias deverão ser visitadas em suas casas, em 350 municípios.
Para isso, a presidenta Dilma Rousseff determinou o deslocamento de seus ministros a vários estados a fim de participar ativamente da mobilização, conversando com prefeitos, governadores e batendo nas portas das casas.
“Solicito ao município que, neste Dia “D”, realize visitações as residências e estabelecimentos comerciais, prestando esclarecimentos quanto aos procedimentos para eliminar possíveis criadouros do mosquito, além da distribuição de material educativo”. Disse o Prefeito Acácio Araújo.
De acordo com a secretária de saúde do município de Picuí, Elaine Negreiros, em atendimento a convocação do Governo Federal, para adesão à mobilização nacional e a iniciativa do Prefeito Acácio, Picuí realiza a partir desta sexta feira 12, um grande trabalho de mobilização, que está envolvendo funcionários da saúde e também todos os órgãos e sociedade civil do município.
“A campanha é de mobilização, de convocar a população a fazer parte do esforço de combate ao mosquito e essa mobilização terá que ser feita de casa em casa. Nosso propósito é alcançar pelo menos a maioria dos domicílios e distribuir folhetos e conscientizar através da mídia, neste sábado”, acrescentou Elaine.
As Forças Armadas deslocaram cerca de 220 mil militares para a ação. Eles vão acompanhar os agentes de saúde no trabalho de conscientização, casa a casa. Foram usados dois critérios para definir as cidades que serão visitadas na campanha; municípios com a presença de unidades militares e os com maior incidência do mosquito Aedes aegypit, conforme dados do Ministério da Saúde.
Programação em Picuí neste Sábado (13):
08:00 horas – Concentração em frente ao centro de Especialidades;
08:30 horas – Passeata/carreata nas principais ruas da cidade;
09:00 horas – Mobilização com panfletagem
10:00 horas – Encerramento
Portal do Curimataú