
Samu divulga balanço de atendimentos realizados em 2015
Por - em 9 anos atrás 678
1.177 atendimentos de emergência realizados em 2015. Esse é o número de ocorrências registradas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192), do município de Cuité-PB. O levantamento foi feito pela coordenação do órgão e divulgado nesta quarta-feira (3).
Quando da divulgação dos dados, o secretário de Saúde Gentil Palmeira, destacou que diante das dificuldades enfrentadas no ano de 2015, o Samu conseguiu salvar muitas vidas. “Diante de tantas dificuldades, atendemos 1177 ocorrências, isso significa que conseguimos salvar muitas vidas, mostrando a nossa vontade de trabalhar, ultrapassando todas as crises. Nós fazemos saúde a toda hora”, concluiu.
Em Cuité, foram 928 ocorrências, seguido por Nova Floresta (170); Sossego (48); Damião (04); Picuí(8) e Barra de Santa Rosa (19). De acordo com Gentil, o Samu de Cuité não recebe nenhuma contra partida desses cinco municípios mencionados. Segundo o secretário, os recursos do governo estadual também estão atrasados.
O Samu de Cuité conta com 20 profissionais: 3 médicos, 7 enfermeiros, 5 técnicos de enfermagem e 5 condutores, que trabalham domingo a domingo salvando vidas. Trauma, caso clínico, obstétrico, psiquiátrico dentre outros, são realizados pela a equipe. Uma unidade móvel avançada e outra ambulância básica fazem parte da frota de veículos do Samu.
No mês de outubro de 2015, a equipe realizou 3 partos com a Unidade Básica, composta apenas por: 1 enfermeiro, 1 técnico em enfermagem e um motorista. Isso mostra que todos os profissionais do Samu 192 de Cuité, são capacitados para agirem em qualquer circunstância.
Fazendo uma breve analise na tabela abaixo, notamos que comparando com 2014, o ano de 2015 teve um pequeno aumento no número de ocorrências, subindo de 1112 para 1177 registros.
Tanto em 2014 como 2015, que os meses de mais ocorrências, foram sempre no final do primeiro semestre de cada ano. Por coincidência, é o período junino, onde o número de visitantes aumenta na cidade, o consumo de bebidas alcoólicas, assim como o tráfico de veículos no município e na BRs que ligam Cuité a outros municípios.
Por Gustavo Camelo