
Sentimento coletivo torna sucesso à festa do Padroeiro São Sebastião de Picuí
Por - em 8 anos atrás 1093
Sob o comando do Padre Lúcio Flávio Falcão, as festividades do Padroeiro São Sebastião do município de Picuí, localizado no Seridó paraibano, vem a cada dia se tornando sucesso em organização e recorde de público, graças ao sentimento coletivo da sociedade civil organizada.
A participação efetiva do E.C.C. – Encontro de Casais com Cristo, EJC – Encontro de Jovens com Cristo, Pastorais e Grupo de Serviços, tornou mais bela a ornamentação e organização do tradicional pavilhão, que a cada dia recebe elogios e um grande público presente nas noites de festa que teve início na última sexta feira (13).
A valiosa contribuição da imprensa local na divulgação, através das Emissoras de Rádios Sisal FM e Cenecista AM, além dos Portais de Notícias vêm contribuído de forma direta no êxito do evento em tela. Além de contar com a participação voluntária dos artistas locais que estão se apresentando todas as noites no coreto a custo zero de cachê.
Outro exemplo de parceria e inovação, foi a organização do passeio ciclístico e festival do picolé, realizado neste domingo (15) pelo EJC, oportunidade em que recebeu a orientação do empresário Jean, e parceria dos empresários Picuienses Elizabete e Renate Negreiros da Casitus, além de Jozelma e Francisco da Pardal.
A infraestrutura do evento, som e tendas recebe o apoio da Gestão Municipal sob o comando do prefeito Olivânio Remígio (PT), além da disponibilização de uma ambulância e profissionais da saúde, que se encontra de plantão para atendimentos de urgência. A Festa social foi terceirizada com a iniciativa privada.
A Polícia Militar disponibiliza diariamente um bom efetivo para garantir a segurança dos participantes.
O Poder Legislativo Municipal, sob o comando do vereador Aldemir Macedo (PTdoB), fará também sua parte homenageando no sábado (21), com a medalha “Francisco Eduardo de Macedo” os ex-atletas e dirigentes do Cruzeiro Esporte Clube, agremiação esportiva que dignificou e divulgou o esporte picuiense no período de 1975 a 1980.
Destaque para o resgate da história de Picuí, que vem sendo mostrado através de uma exposição fotográfica pelo historiador picuiense Edson Calado, no antigo sobrado do senhor Macário (In-Memoriam).
A tradicional corrida de jegue realiza no sábado (21), sua 35ª edição com a participação de diversos corredores e amantes do esporte.
Para completar o sucesso das festividades, será lançada durante o evento, a pedra fundamental da futura sede do INSS em Picuí, graças a uma emenda parlamentar de 1 milhão de reais do deputado federal Efraim Filho (DEM).
A Festa de São Sebastião faz parte do calendário festivo da Paraíba, graças ao projeto apresentado pelo deputado Buba Germano (PSB), na ALPB. Segundo o parlamentar, o evento supracitado movimenta consideravelmente o município, além de cultivar a fé, proporciona um lazer de qualidade, impulsiona o comércio local e gera emprego.
Assim a tradicional festa do glorioso Padroeiro São Sebastião deste ano de 2017 na terra da Carne de Sol e do Picolé Caseiro, vem se constituindo em um verdadeiro sucesso, onde os principais responsáveis se chamam: Sentimento coletivo, dedicação e participação ativa da sociedade civil organizada. Parabéns Picuí, tu és grande e descente como sua gente!
Portal do Curimataú