
Tribunal Regional Federal mantem condenação do ex-prefeito de Imaculada com perda de cargo ou função pública
Por Redação com Polemica Paraíba - em 20 horas atrás 2
A 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) manteve a condenação do ex-prefeito de Imaculada, na Paraíba, Aldo Lustosa, conhecido como Dada, por apropriação ou desvio de bens e rendas públicas em benefício próprio ou de terceiros, conforme o artigo 1º, inciso I, do Decreto-Lei nº 201/67.
A decisão envolve irregularidades na construção de duas quadras poliesportivas e resultou na aplicação de uma pena de dois anos e quatro meses de reclusão, substituída por prestação de serviços à comunidade e pagamento de prestação pecuniária. Além disso, Lustosa foi condenado à inabilitação por cinco anos para o exercício de cargo ou função pública, seja eletivo ou por nomeação.
O tribunal também determinou a perda do cargo ocupado pelo gestor, conforme o artigo 92, inciso I, alínea “a”, do Código Penal, reforçando o combate a irregularidades na administração pública.
O caso
A condenação de Aldo Lustosa está relacionada a pagamentos irregulares realizados em 2016, nos valores de R$ 24.455,62 e R$ 1.030,00, sem a devida comprovação da execução dos serviços contratados. Os pagamentos ocorreram em 12 de agosto e 14 de setembro daquele ano, configurando crime de responsabilidade. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) em 20 de janeiro de 2021, com base em investigações da Procuradoria da República em Patos.
Da Decisão, cabe Recurso.
Veja a Sentença e Acordão;