Chuva de granizo surpreende moradores do Sertão da Paraíba e causa transtornos em cidades da região
Por Redação com Felipe Vilar/Patos Online - em 47 segundos atrás 1
Na noite desta quinta-feira (5), moradores do distrito de Bananeiras, no município de Areia de Baraúnas, no Sertão da Paraíba, foram surpreendidos por uma chuva de granizo. O fenômeno, incomum no Nordeste, foi registrado em vídeos e compartilhado nas redes sociais.
A ocorrência está associada a chuvas intensas formadas por nuvens do tipo cumulonimbus, nas quais correntes de ar elevam gotículas de água a grandes altitudes, onde congelam e formam grânulos de gelo. Ao ganharem peso, essas partículas vencem a sustentação do ar e caem ao solo.
À tarde, o fenômeno também foi registrado no Sítio Cupim, em São Mamede, e em Quixaba Velha, no município de Quixaba. A região segue sob alerta amarelo de chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ainda nesta quinta, fortes chuvas com rajadas de vento causaram transtornos e prejuízos em cidades como Patos, Imaculada, Conceição e Coremas, entre outras do Sertão paraibano.
Veja o Vídeo;
