Governo da Paraíba lança Projeto “Antes que Aconteça nas Escolas” para 2026

Por Redação com Ascom/Aboapolitica - em 3 minutos atrás 1

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), lançou nesta terça-feira (9), em parceria com o Programa Antes que Aconteça, o projeto “Antes que Aconteça nas Escolas”. O lançamento ocorreu no Centro Administrativo Estadual, em João Pessoa. A iniciativa será implementada a partir do ano letivo de 2026 e passará a integrar o cotidiano das escolas da Rede Pública Estadual com ações voltadas à conscientização e prevenção da violência contra a mulher.

Durante o evento, foi assinado um Protocolo de Intenções entre a SEE-PB e o Programa, com o objetivo de estabelecer um novo padrão educacional em defesa da mulher. O documento prevê ações de formação, prevenção e apoio, alinhadas às políticas públicas voltadas à proteção de mulheres e à promoção da equidade de gênero no ambiente escolar. As atividades abrangem todas as etapas da educação básica, envolvendo estudantes, professores, servidores e famílias.

O projeto prevê a realização de palestras, oficinas culturais, apresentações teatrais, rodas de conversa, campanhas educativas e ações de mobilização comunitária. As escolas também receberão apoio para organizar práticas de cuidado e acolhimento às adolescentes e mulheres da comunidade escolar.

A iniciativa será desenvolvida em todas as regiões do estado, alcançando os 223 municípios, com materiais pedagógicos específicos para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. O objetivo é inserir a temática da prevenção à violência contra a mulher de forma transversal no processo educativo e fortalecer a formação cidadã nas escolas.

O lançamento contou com representantes do Governo do Estado, Tribunal de Justiça da Paraíba, Ministério Público da Paraíba, Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, Conselho Nacional de Justiça e demais órgãos da administração estadual.

    Sem tags.