Governo firma parceria com empresa portuguesa para produzir medicamentos
Por - em 9 anos atrás 622
O governador Ricardo Coutinho se reuniu, nesta segunda-feira (18), com representantes do Laboratório Industrial Farmacêutico do Estado (Lifesa), da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da empresa portuguesa Tecnimede. Durante o encontro foi assinado um termo de cooperação que visa otimizar a produção de medicamentos e saneantes para suprir as demandas estaduais, bem como aperfeiçoar a logística da distribuição dos produtos. A ação conta ainda com o apoio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep).
De acordo com o governador, essa parceria vai atender também o fornecimento da farmácia básica das unidades hospitalares do Estado, além de suprir demandas judiciais da Secretaria de Saúde, beneficiando, assim, os usuários que necessitam de medicamentos essenciais para o tratamento de doenças.
“A reativação do Lifesa vem facilitar a aquisição e produção de medicamentos na Paraíba. Trata-se de uma instituição competente que pode desenvolver os produtos requisitados de forma adequada e de acordo com as políticas de saúde. Este é um projeto de vanguarda futurista do Governo do Estado. Aproximadamente 35 unidades de saúde terão benefícios com a produção oriunda do Lifesa”, explicou a secretária de Saúde, Roberta Abath.
Com a parceria firmada, vai haver uma melhora no processo de distribuição de medicamentos no Estado, o que deve trazer efeitos positivos também no custo dos produtos. “Esse encontro marca o reinício das atividades do Lifesa e a médio prazo vamos instalar um centro de distribuição aqui em João Pessoa. Tudo isso será feito com a união com empresas internacionais, como a Tecnimede”, observou o diretor presidente do Lifesa, Carlos Alberto Dantas Bezerra.
O vice-presidente do Conselho de Administração da Tecnimede, Antônio Donato, falou sobre a relação com a Paraíba. “Nosso foco é a pesquisa e desenvolvimento de medicamentos em áreas que são essenciais à população. Estamos entusiasmados e enxergamos com bons olhos a nossa entrada neste Estado e certamente vamos trazer contribuições. Somos uma empresa portuguesa fundada na década de 80, com grande representação em diversos países, como a Colômbia, Chile e Marrocos”, enfatizou.
A Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) está promovendo o incentivo estrutural necessário. “A área onde vai ser construído o laboratório do Lifesa é subsidiada pela companhia. São 29,6 mil metros quadrados, no Distrito Industrial de João Pessoa, onde será feita toda a estrutura, em etapas. Estamos apoiando esta iniciativa para a execução deste empreendimento, que une o público e o privado, em busca de melhorias para a população”, concluiu a presidente da Cinep, Tatiana Domiciano.
Redação