Leonardo Quintans toma posse como procurador-geral de Justiça

Por Por Gabriella Loiola - em 1 mês atrás 3

O promotor de Justiça Leonardo Quintans foi empossado no cargo de procurador-geral de Justiça para o biênio 2025-2027 pelo Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público da Paraíba (CPJ/MPPB). Solenidade aconteceu no Teatro Paulo Pontes na noite da segunda-feira (1°).

Leonardo Quintans foi conduzido ao plenário pelos procuradores de Justiça Lúcia Farias e Luís Nicomedes, onde prestou o compromisso na forma regimental. “Prometo bem e fielmente cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual e as leis, promovendo a defesa do povo, da ordem jurídica, do regime democrático, da ética e da justiça social”, disse.

Durante discurso de posse, o novo procurador-geral falou da trajetória profissional e agradeceu a confiança dos membros da instituição e a escolha do governador. Ele se comprometeu em oferecer à sociedade um trabalho ministerial efetivo.

“Em dias celebrativos como este é impossível não revisitar o passado e as linhas que nos fazem compreender a perfeita escrita de Deus e os seus planos. Foi Ele que nos trouxe até aqui para o cumprimento dessa importante missão: o exercício do cargo de PGJ. Escolhi por meio do Direito ser intérprete do mundo e guardião da dignidade humana; olhar para os problemas sociais não como estatísticas, mas como vidas que clamam por atenção e histórias que pedem escuta e cuidado e essa trajetória não poderia me levar a outro caminho que não fosse o Ministério Público. Foram 12 anos de preparação para este momento… mostrei meu trabalho aos colegas e à sociedade paraibana, construir laços de confiança com a classe e público externo, com instituições e poderes. Fiz tudo isso junto com muitos e a consequência desse trabalho foi o resultado da nossa eleição interna, em que obtivemos 205 dos 220 votos, a maior votação da história do MPPB. Nosso foco é o trabalho e o resultado e o propósito de servir. A gratidão à classe é eterna e impagável. A nossa retribuição será honrar a confiança depositada, a esperança alimentada, a legitimidade conferida e a unidade certificada”, prometeu, reafirmando também seu compromisso com a sociedade.

Após o discurso foi veiculado um vídeo feito pela família do novo PGJ em homenagem a ele.

A sessão solene de posse contou com a presença do governador João Azevêdo, o presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta, o vice-governador Lucas Ribeiro, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba Adriano Galdino, o presidente do TJPB Frederico Coutinho, o senador Veneziano Vital do Rêgo; os prefeitos de João Pessoa e Campina Grande, Cícero Lucena e Bruno Cunha Lima, respectivamente.

João Azevêdo desejou sucesso na trajetória do novo pprocurador-geral.

“É com muita alegria que participo da posse de Leonardo Quintans no cargo de PGJ. Sua carreira de serviços ao MPPB foi construída com dedicação, competência, espírito público e capacidade de liderança. Certamente foram essas credenciais que o habilitaram a conquistar mais de 93% dos votos dos membros da instituição na formação da lista tríplice. Em nome do governo e da sociedade paraibana, expresso minha convicção de que essa será uma gestão de muito sucesso”, desejou.

O procurador de Justiça Antônio Hortêncio Rocha Neto recebeu uma medalha de honra, em agradecimento pela dedicação, atuação e defesa do Ministério Público brasileiro durante seus mandatos à frente da Procuradoria-Geral de Justiça da Paraíba e do Conselho Nacional. Hortêncio integrou o CNPG nos biênios 2021-2023 e 2023-2025.

    Sem tags.