
Nove municípios do Curimataú se unem para ações de meio ambiente, desenvolvimento e turismo na região
Por Redação com Ascom - em 2 semanas atrás 3
Representantes de nove cidades do Curimataú Paraibano, assinaram nesta terça-feira (25), no município de Araruna, termo de compromisso com o progresso da região.
Ações de meio ambiente, desenvolvimento e turismo serão desencadeadas a partir do documento, inserido na agenda “Líder 2040”, que dará início ao projeto Território Serras do Curimataú.
O evento contou com a presença do gerente de desenvolvimento territorial do Sebrae Nacional, Jeconias Júnior.
Ele aponta a experiência do Pacto Novo Cariri como um projeto modelo dessa nova integração do Curimataú.
A noite se concretizou, segundo o gerente, com um pacto e a fundamentação de termos para a caminhada compartilhada e com base em uma agenda.
“Vamos sair daqui esperançosos de que realmente as coisas vão andar, porque tem homens e mulheres comprometidos com a agenda Líder 2040. Mas essa mudança de paradigma passa por um pressuposto que é importantíssimo, que a gente já viu acontecer, pela convocação. E será nos momentos mais difíceis que o Pacto fará com que vocês continuem seguindo em frente. Desejo que o Curimataú seja mais que uma região linda, seja acolhedora e de pessoas que querem realizar sonhos”, prontifica.
Já o diretor superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, explica como um dos gargalos do Curimataú, o fato de a região ter o menor número de cooperativas registradas pelo Governo do Estado.
Ele fez uma relação com o Cariri paraibano, região que enfrentou grandes desafios, mas a partir do Pacto Novo Cariri, que chega aos 25 anos em 2025, se projetou nacionalmente como maior produtora do leite de cabra do Brasil.
“Voltar à história do Cariri é essencial porque ela é emblemática. Me passaram esse desafio de desenvolver um território por meio de um projeto de desenvolvimento. Começamos por um extenso levantamento de dados econômicos do estado e a região mais pobre era o cariri, que também tinha o menor índice pluviométrico. A realidade do cariri era pior do que a que vocês apresentaram hoje aqui. A região não tinha renda, o IDH era o menor e até a educação era incompleta, com o ensino médio em apenas duas cidades. A realidade se transformou nesse lugar com um trabalho como este que estamos começando aqui, de comprometimento”, relembra.
Ele acrescenta que o desenvolvimento da região passa pela valorização do que já existe nos noves municípios integrantes, a exemplo da cultura local, e destaca o potencial da região para ter suas cidades inseridas nos novos roteiros turísticos que devem ser lançados pelo Sebrae/PB.
Representando o governador, João Azevêdo (PSB), o secretário executivo de Empreendedorismo da Paraíba, Fabricio Feitosa, afirma que o Governo Estadual irá contribuir nos três eixos: economia, desenvolvimento e turismo.
O prefeito de Araruna, Adeildo Azevêdo (Progressistas), mostrou alguns pontos positivos da cidade, por ela ser localizada numa região de agricultura e despontar para o turismo.
“É hora de o Curimataú estar unido, outrora uma região que sofria muito. A natureza nos premiou com o turismo ecológico do Parque da Pedra da Boca, com o histórico cultural e religioso. O Sebrae nos proporcionou, através desse plano estratégico, uma evolução”, declara Adeildo.
Na cidade de Dona Inês, uma das metas levantadas pelos líderes, é reflorestar a mata da região, com 150 mil mudas a mais.
O gerente da agência do Sebrae/PB em Araruna, José Marcílio de Sousa, também fez uma fala acolhedora para todos os gestores e representantes dos municípios.
O projeto Território Serras do Curimataú, teve a participação da sociedade civil organizada, que elencou líderes para realizar pesquisas e ajudar na composição da agenda.
Todos os líderes das nove cidades se apresentaram e mostraram alguns detalhes da agenda.
Durante a solenidade, ex-prefeito de Cabaceiras, no Cariri, a Roliúde Nordestina, Thiago Castro, fez uma apresentação sobre as transformações alcançadas no município a partir do turismo.