ONGs se unem para combater mortalidade por câncer de mama na Paraíba
Por - em 7 anos atrás 544
Segundo a organização não governamental (ONG) Mulheres de Peito, criada em Cuité, o estado da Paraíba é o terceiro que mais mata mulheres vítimas de câncer de mama.
Preocupada com essa estatística, Mulheres de Peito firmaram parceria com a Ong Américas Amigas que distribui mamógrafos pelo país para que as mulheres, principalmente as mais carentes, tenham acesso aos exames.
Em entrevista na tarde desta terça-feira (20), a representante da Américas Amihas, Mirna de Andrade (foto), explicou como o trabalho é realizado pela organização.
– A ONG nasceu em 2009 com uma embaixatriz americana. Ela e seu marido viajaram o Brasil e ela ficou muito tocada com a problemática do câncer de mama no país, especificamente no Nordeste, então ela criou o projeto Américas Amigas que doa mamógrafos a hospitais públicos – contou.
Há seis meses atuando em Campina, o projeto Mulheres de Peito, representado pela médica Cristiane Araújo, busca diminuir os índices alarmantes de câncer no estado.
Estamos lutando pela queda da mortalidade na Paraíba, afirma Cristiane.
Cristiane (foto) contou ainda que o câncer de mama vitima mais mulheres de baixa renda que tem dificuldade de realizar os exames.
– O “mulheres de peito” nasceu em Cuité e está em Campina Grande há seis meses. A Paraíba é terceiro estado com mais mortes no país. Uma mulher com câncer em estado quatro tem sobrevida, não tem vida. Medo falta de informação e o acesso, são fatores decorrentes disso. Quem morre de câncer de mama é a mulher de baixa renda que não tem acesso – lamentou.
*As declarações repercutiram na Rádio Campina FM.
Com Paraibaonline