Chove em mais de 60 cidades paraibanas; carros são arrastados e teto da UEPB cai em Monteiro
Por - em 6 anos atrás 526
Parte do teto do campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Monteiro caiu com as chuvas — Foto: TV Paraíba/Reprodução
Pelo menos 62 cidades cidades paraibanas registraram chuvas entre as 7h desta segunda-feira (26) e as 16h desta terça-feira (27). Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Entre as maiores precipitações destaca-se Aguiar, localizada no Sertão, que registrou 77 milímetros.
De acordo com o presidente da AESA, João Fernandes, há uma frente fria combinada com outras condições meteorológicas que formam-se essas nuvens em direção ao litoral, não só da Paraíba, como também de Pernambuco e Rio Grande do Norte. “Essa frente fria vem da Bahia e as vezes acontece, estamos em plena primavera, o verão ainda virá e também no sso inverno, não pense que essa é a chuva de janeiro. Teremos em breve nossas chuvas e o inverno começando na segunda quinzena de fevereiro no Sertão”, disse.
Fernandes afirmou que de acordo com os meteorologistas da AESA, a chuva deve continuar, porém é apenas uma frente fria que quando resolver se afastar, as chuvas vão diminuir na região.
Os municípios que registraram os maiores índices pluviométricos foram Igaraçi 69,3mm; Monteiro 58,8mm e Tavares 50mm.
Na cidade de Monteiro, no Cariri, parte do teto do campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) chegou a cair. Ruas também ficaram alagadas em razão da força das chuvas.Parte do teto do campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Monteiro caiu com as chuvas —
As dez maiores precipitações foram observadas em Aguiar (77mm); Igaracy (69,3mm), Monteiro (57,9mm), Tavares (50mm), Ibiara (37,7mm), Itaporanga (35,0mm), Areia de Baraúnas (34mm), São José de Caiana (33,6mm), Taperoá (29,4mm) e Santana dos Garrotes (27,7mm).
Conforme a Aesa, a circulação dos ventos sobre a região Nordeste mantém maior concentração de nebulosidade sobre o estado da Paraíba. Com isto, ainda deverão ser registradas chuvas nas próximas 24 horas no estado, principalmente nas regiões do Sertão e Alto Sertão.
“As chuvas estão sendo consideradas ocorrências da pré-estação (entre dezembro e fevereiro). Não prevemos transtornos, mas a nebulosidade e chuvas isoladas ainda devem permancer durante as próximas duas semanas“, afirmou a meteorologista da Aesa, Carmem Becker.
Previsão
Para esta quarta-feira (28), a previsão para o Cariri, Sertão e Alto Sertão é de tempo nublado com ocorrência de chuvas, especialmente no período noturno. Nas demais regiões, o tempo permanece instável, com ocorrência de chuvas esparsas e isoladas.
Redação com G1 Paraíba